Ir para o conteúdo

Susam participa de webconferência sobre novo coronavírus

Técnicos da Secretaria de Estado de Saúde (Susam) participaram, na tarde desta sexta-feira (24/01), de uma webconferência realizada pelo Ministério da Saúde (MS) sobre o novo coronavírus. O objetivo é preparar a rede pública de saúde para o atendimento de casos que possam surgir no Brasil. No momento, conforme o MS, não há confirmação de casos no país.

Durante a conferência, a chefe do Departamento de Ações de Saúde da Secretaria Executiva de Atenção Especializada da Capital (SEA- Capital) da Susam, Nayara Maksoud, lembrou aos técnicos que quanto mais informações sobre o assunto, melhor a rede estará preparada.

Diante dos casos de doença respiratória na China, causados pelo novo coronavírus, o Ministério da Saúde instalou o Centro de Operações de Emergência (COE) para atuar em possíveis casos.

A conferência foi conduzida pelo secretário substituto de Vigilância em Saúde, Julio Croda. Durante a reunião, ele afirmou que não há caso da doença no Brasil. “Até o momento, não há detecção de nenhum caso suspeito no país”, disse Julio.

Nota técnica - Nayara Maksoud informou que a Susam e a Fundação de Vigilância em Saúde (FVS) estão concluindo uma nota técnica com orientações para a rede estadual de saúde do Amazonas. O documento é embasado nas informações repassadas pelo Ministério da Saúde e pela Organização Mundial da Saúde (OMS).

A webconferência foi transmitida para técnicos da área da saúde de todo o país. Na reunião, Julio Croda apresentou o Boletim Epidemiológico emitido pela Secretaria de Vigilância em Saúde com informações sobre o coronavírus.

O boletim apresenta um panorama da doença na China e nos demais países onde já houve casos confirmados, assim como orientações sobre como identificar sintomas, notificar casos, assim como procedimentos para diagnóstico e cuidados com o paciente.

Publicidade TCE
Publicidade CIESA
Publicidade UEA

Mais Recentes