Ir para o conteúdo

Susam apresenta à ALE-AM relatório de ações do ano de 2019

A Secretaria de Estado de Saúde (Susam) apresentou, nesta quarta-feira (04/04), o balanço das ações de saúde realizadas em 2019, durante audiência na Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa do Amazonas (ALE-AM).

A apresentação do Relatório Detalhado do 3º Quadrimestre (RDQA) de 2019, exibido pela Susam, está prevista na Lei Complementar Federal nº 141/2012.

Na audiência, o secretário estadual de Saúde, Rodrigo Tobias, ressaltou que, mesmo em um ano com orçamento reduzido para o setor de saúde, que foi planejado pelo governo anterior - equivalente a 16% da arrecadação estadual, a Susam garantiu o pagamento em dia da folha de servidores, além do repasse de 11 competências para as empresas médicas e dez para empresas de enfermagem.

“No ano passado, nós conseguimos cumprir com a LOA (Lei Orçamentária Anual), que já estava pré-determinada, priorizando as pessoas, pagando em dia todos os servidores públicos, também o 13º salário, e pagando também as empresas de saúde”, ressaltou o secretário.

Melhorias – No relatório apresentado à ALE-AM, o secretário informou que 100% das maternidades receberam equipamentos hospitalares, como monitores e cardioversores, além da ampliação de 22 leitos obstétricos na rede materno infantil da capital. No Hospital Infantil Dr. Fajardo, 12 leitos foram reativados.

Referência da Região Norte em cirurgia cardíaca, o Hospital Francisca Mendes ativou uma nova sala cirúrgica e oito leitos de UTI pós-cirúrgicos, aumentando a capacidade de realização de cirurgias cardíacas.

A unidade também realizou, em dezembro do ano passado, a compra de 146 itens, entre equipamentos e acessórios hospitalares, como um novo ecocardiograma, ventiladores pulmonares monitores multiparamétricos, e outros produtos que somam um investimento de R$ 1 milhão.

Com a ativação de todos os 50 leitos de UTI e de mais um Centro Cirúrgico, o Hospital e Pronto-Socorro da Zona Norte (Delphina Aziz) realizou 1.178 cirurgias entre abril e novembro do ano passado. Na avaliação do secretário da Susam, o número de procedimentos significa um reforço importante para a rede de alta complexidade da capital.

Publicidade TCE
Publicidade CIESA
Publicidade UEA

Mais Recentes