Bookmarks

You haven't yet saved any bookmarks. To bookmark a post, just click .

Suframa: 51 anos trabalhando pelo desenvolvimento da Amazônia


Neste dia 28 de fevereiro a Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa) completa 51 anos de criação e implantação no Amazonas. Com números expressivos de movimentação econômica, trata-se da mais bem-sucedida estratégia de desenvolvimento regional do país, com importância fundamental para a população manauara. Além da capital do Amazonas, a autarquia que possui atuações no eixo industrial, comerciário e agropecuário, atua também no Amapá, Acre, Rondônia e Roraima.

Destaque para o Polo Industrial de Manaus (PIM), que oferece incentivos fiscais e administrativos, principalmente aos segmentos de eletroeletrônicos, duas rodas e químico. São mais de 600 indústrias instaladas, gerando mais de 500 mil empregos diretos e indiretos, fator fundamental para o desenvolvimento econômico da cidade e da região.

Além dos empregos que garantem renda e movimentam os setores de comércio e serviços, os incentivos oferecidos pelo PIM retornam ao Tesouro em forma de tributos e impostos. Graças a esse sistema, mais da metade dos tributos federais da Região Norte são recolhidos em Manaus.

O grande sucesso do modelo se deve à união entre desenvolvimento e preservação da natureza na região amazônica. E é a maturidade deste modelo econômico objeto de admiração por parte  desta gestão municipal, que em parceria com a Suframa estabeleceu melhorias para as vias do Polo Industrial. Aguardando o edital de licitação para a revitalização das vias da área, as mesmas serão divididas em três lotes, que incluem recuperação da malha viária e até a implantação de redes de drenagem profunda. O trabalho transformará as ruas do Distrito e será, certamente, a consolidação para o estabelecimento de novas parcerias, essenciais para que Manaus possa sempre ganhar.

Parabéns, Suframa!

 

Mário Adolfo Filho

Mário Adolfo Filho

Jornalista, formado pela Universidade Federal do Amazonas. Com passagem por grandes jornais de Manaus, Prefeitura de Manaus, Câmara Municipal de Manaus e Câmara dos Deputados.