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SOS Funeral completa dez anos e registra pico de atendimentos durante pandemia


O serviço SOS Funeral, da Prefeitura de Manaus, completou 10 anos de atuação nesta segunda-feira, 20/7, e foi essencial às famílias em vulnerabilidade social durante a pandemia do novo coronavírus. A média mensal de atendimentos saltou de 200 para 600 em abril e maio deste ano. Em junho, o serviço retornou aos números anteriores, com 234 atendimentos.

O SOS Funeral foi instituído pelo Decreto nº 0605 e é o único serviço público de Manaus dedicado ao atendimento de ocorrências de óbitos, remoção, doação de urna funerária, isenção de taxa de sepultamento e translado fúnebre, para pessoas que não têm condições de arcar com as custas do enterro de seu ente familiar.

Responsável pelo SOS Funeral, a Secretaria Municipal da Mulher, Assistência Social e Cidadania (Semasc) fez o comparativo dos números apresentados antes, durante e após o pico da pandemia da Covid-19. Entre os principais pontos estão remoções de corpos, deslocamentos e concessões e doações de urnas.

Abril e maio marcaram o pico da pandemia em Manaus e também nos atendimentos do serviço SOS Funeral. Nesses meses, foram contabilizadas 1.299 remoções e concessões de urnas, além de 3.897 deslocamentos entre residência, hospitais e cemitérios.

Redação BMA

Redação BMA

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