BLOG DO MÁRIO ADOLFO
Você gostaria de receber notificações em tempo real e não perder nenhuma notícia importante?
Cancelar
Aceitar

Bookmarks

You haven't yet saved any bookmarks. To bookmark a post, just click .

Site da Semed Manaus é hackeado nesta segunda-feira


O site da Secretaria Municipal de Educação (Semed) foi hackeado na manhã desta segunda-feira, 13/12. Quem tentou acessar o portal nas primeiras do dia se deparava que as informações haviam sido tiradas do ar por Renkill, que ainda deixou  'salves' para amigos intitulados LucasOwna, zakrom, bky992 e fl4. O portal da Prefeitura também saiu do ar, mas de forma preventiva. A informação é do Toda Hora.

Não é a primeira que o autor da invasão pratica ato semelhante. Em 2020, o grupo Renkill também invadiu a rede social Twitter da Imprensa Oficial de São Paulo. Na ocasião, além de alterar a bio do perfil para fazer divulgação deles mesmos, também aproveitou a deixa para criar um post brincando com a prisão imaginária de outro cibercriminoso relevante, conhecido na rede social como m1kesecurity. Para isso, usaram uma foto de outra operação da Polícia Civil de São Paulo.

Eles também já invadiram sites e perfis oficiais nas redes sociais da Prefeitura de Macuco, no Rio de Janeiro, e o portal da Associação Nacional de Transportes Públicos.

No caso de Manaus, a página da Semed apenas foi tirada do ar. De acordo com a Prefeitura de Manaus, vários sistes do Executivo Municipal estão sendo atacados de forma simultânea e equipes de tecnologia da informação já estão trabalhando para avaliar os danos.

O site da Prefeitura de Manaus aparece com a mensagem "em manutenção", mas de forma preventiva.

Redação

Redação

As principais notícias do Amazonas, do Brasil e do mundo. Mais de 40 anos de jornalismo com credibilidade.

Manaus