Ir para o conteúdo

Quando um jornalista morre, um balaio de notícia morre com ele. É claro que outro jornalista pode até fazer. E, quem sabe, até melhor. Mas nunca será a  mesma matéria, a mesma reportagem ou  artigo que o jornalista que partiu faria.

Ontem, o EM TEMPO perdeu seu valoroso corresponde em Parintins, Tadeu de Souza, aos 58 anos, que entrou para a equipe do jornal ainda na época da fundadora do jornalista Hermengarda Junqueira e continuou, depois, na fase do empresário Otávio Raman. Tadeu escrevia no impresso, disparava notícia pelo rádio e apresentava o jornal da Tv EM TEMPO na ilha do boi. Quase sempre, no finalzinho da edição, na hora do fechamento, o telefone tocava. Era Tadeu pedindo tempo:

— Parente, não fecha agora não. Vou te mandar uma notícia quente!

Coração de repórter

O coração generoso de Tadeu andava doente nos últimos tempos.

Mesmo assim, quando se deparava com seu instrumento de trabalho, a notícia, ia à luta como se o coração já estivesse curado.

Mas às vezes, na vida a coisa não funciona assim. E nem sempre o estado da alma cura o estado do corpo.

Paixão e caráter

Tadeu vai em paz. Cumpriu sua missão de repórter com paixão, ética e caráter.

Como escreveu, certa vez,  Cláudio Abramo:

“Jornalismo é, antes de tudo e sobretudo, a prática diária da inteligência e o exercício cotidiano do caráter”.

O vereador Marcelo serafim (PSDB) fez uma denúncia gravíssima, na sessão de ontem, na Câmara Municipal.

O parlamentar lamentou que o hospital Beneficente Portuguesa está correndo sério risco por conta da não renovação do contrato do SUS .

Se isso acontecer, infelizmente, o mais tradicional hospital filantrópico do estado pode cerrar as portas.

Uma pena. A beneficente foi fundada em 1873 por imigrantes portugueses na cidade de Manaus.

Oxalá não tenha o mesmo destino da Santa casa de Misericórdia.

Semeadura 

Agora como presidente do diretório estadual do Avante, no Amazonas, David Almeida, começou a definir os nomes que vão comandar os diretórios municipais do partido em 35 dos 62 municípios amazonenses.

É com esse que vou

Ainda com a força dos números das últimas pesquisas eleitorais para 2020, o colocam na liderança, David  começou também a receber inúmeros pré-candidatos a vereador para a Câmara Municipal de Manaus (CMM).

Avante, mulher!

Além da recepção aos novos filiados, David dará start à formação dos núcleos estratégicos do Avante, no Amazonas.

Na próxima semana ele reunirá com um grupo de mulheres que integrarão o núcleo Avante Mulhere na outra, o Avante Juventude.

Em Silves, aluno sofre

Os moradores de Silves entraram com o editor da coluna indignados.

O motivo: na escola Estadual Humberto de Alencar Castelo Branco, segundo relatos de alunos, não há merenda escolar há mais de três semanas.

— A gente denúncia, reclama, pede socorro, mas  ninguém faz nada! –, queixou-se um pai de aluno.

Fome na escola

A situação dos estudantes de Silves se torna ainda mais dramática quando se trata do  turno  matutino.

E nesse expediente que estudam os alunos das zonas rurais.

— Eles saem de madrugada, de canoa,  de suas casas no interior e, ao chegar na escola, precisam tomar pelo menos um café.

Castro responde…

DTO & FEITO entrou em contato como secretário de Educação, Luiz Castro, admitiu que realmente houve um problema por três dias, mas hoje a merenda vai chegar a Silves.

… E lamenta falha!

No entanto, Castro também lamentou que isso poderia ter evitado se o coordenador da Merenda no município tivesse entrado em contato com a Seduc.

—  Poderia ter havido uma providência de aquisição da merenda com recursos do Pague. Mandaríamos uma remessa de recursos  e poderia ter evitado que os alunos ficassem sem merenda – obrou Castro.

Falha também local

O secretário disse que a falha também foi local.

Por conta disso,  está mudando o coordenador local, porque a Seduc precisa ter essas informações a tempo para evitar esse tipo de problema.

— Agente lamenta a falha, mas hoje amanhã (hoje) a merenda vai estar chegando a Silves .

Pé de valsa

Ao falar sobre uma festa promovida por sua igreja, o vereador William Abreu (PMN) convidou, da tribuna da Câmara Municipal de Manaus (CMM), segunda-feira (5), o colega Chico Preto para participar do baile dançante, fazendo elogios à performance do parlamentar.

— Sei que vossa excelência é pé de valsa e gosta de dançar, então já está convidado.

É comigo

Ao receber o convite, Chico Preto parafraseou o slogan de campanha do governador do Amazonas Wilson Lima (PSC).

— A bronca é comigo – disse Chico.

Eu Johnny Bravo

Durante entrevista durante inauguração de usina solar em Sobradinho, na Bahia, o  o presidente Jair Bolsonaro (PSL) se irritou com as perguntas e chutou o pau da barraca e se comparou com o personagem de desenho animado Johnny Bravo, famoso nos anos 1990.

“Ganhei, porra!”

Bolsonaro disse que o trabalho da imprensa é “excelente”, mas que tem que entender que a eleição acabou.

— Vamos parar com essa bobagem, a campanha acabou para a imprensa. Eu ganhei! A imprensa tem que entender que eu ganhei. Eu, Johnny Bravo, Jair Bolsonaro, ganhou, porra!…  Ganhou, porra ! Vamos entender isso –, afirmou ele elevando o tom da voz.

Acabou a piada

Na mesma entrevista, Bolsonaro disse que “não há mais liberdade no país” e  “não se pode mais fazer piada no Brasil”.

Então, tá!

EM ALTA

Ao projeto do deputado Nicolau (PSD) que fixa multas, que podem variar de um a três salários mínimos, aos agressores de mulheres, sempre que os serviços do Estado forem acionados para atender às vítimas. A medida está prevista no Projeto de Lei (PL) nº 366/2019, que complementa a Lei Estadual nº 4.442/2017, já em vigor no Amazonas, também apresentada por Nicolau . A proposta, que está tramitando na Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam).

EM BAIXA

Para a forma indiscriminada como o Brasil vem aprovando agrotóxico. Uma análise de dez agrotóxicos de largo uso no País revela que os pesticidas são extremamente tóxicos ao meio ambiente e à vida em qualquer concentração – mesmo quando utilizados em dosagens equivalentes. “Se (os agrotóxicos) não matam, causam anomalias. Nenhum peixe testado se manteve saudável.”.

Publicidade ATEM
Publicidade TCE
Publicidade CIESA
Publicidade BEMOL
Publicidade UEA

Mais Recentes