BLOG DO MÁRIO ADOLFO
Você gostaria de receber notificações em tempo real e não perder nenhuma notícia importante?
Cancelar
Aceitar

Bookmarks

You haven't yet saved any bookmarks. To bookmark a post, just click .

Sidia inaugura nova unidade de pesquisa



O Sidia Instituto de Ciência e Tecnologia inaugurou, nesta quinta-feira, dia 21 de outubro, sua mais nova unidade de pesquisas voltada para estudos de dados em Saúde e Automação para a Indústria 4.0. Construído a partir de recursos da Lei da Informática, o laboratório de geração e coleta de dados (Health Data Lab) está entre os maiores da América Latina e conta com parceria da Samsung.

Localizada no Distrito Industrial, na avenida Autaz Mirim, a nova unidade do Sidia traz um ambiente preparado para a geração e coleta de biossinais humanos em diferentes atividades da prática esportiva, aliando a tecnologia aplicada em favor da saúde humana. O novo laboratório está equipado com equipamentos de última geração, tendo como destaques:

- Pista de corrida indoor com 125,5m.

- A maior esteira rolante disponível no mercado com 3 metros de largura e 5,5 metros de comprimento, podendo alcançar até 50km/H de velocidade.

- Piscina construída para análise de desempenho na natação equipada com um gerador de correnteza que possui controle de velocidade, permitindo a prática dos diferentes nados em velocidade recreacional até de velocistas bem treinados sem que o indivíduo se desloque dentro da água.

- Câmara Climática que permite simular diversas condições severas como ambientes desérticos, ambientes de alta umidade como a floresta amazônica e condições ambientais similares ao pico do monte Everest, com baixas temperaturas e baixa concentração de oxigênio.

- Equipamentos de exercício e análise de gases, frequência cardíaca e gasto calórico com características sofisticadas como o Aquatrainer, um snorkel fácil conectado aos analisadores de gases que permitem realizar análises metabólicas durante a natação.

Na área de desenvolvimento e automação, os pesquisadores irão atuar com tecnologias como Inteligência Artificial, robótica, visão computacional, Internet das Coisas e sistemas embarcados que levam soluções tecnológicas para a Indústria 4.0, entre outras.

“O Sidia está trazendo a mais alta tecnologia para que nossos pesquisadores possam criar soluções que impactem a vida das pessoas, envolvendo a saúde e performance desportiva, assim como também o desenvolvimento e a automação para alavancar negócios e empreendimentos na indústria 4.0”, ressalta o superintendente do Sidia, Chris Lee.

Redação

Redação

As principais notícias do Amazonas, do Brasil e do mundo. Mais de 40 anos de jornalismo com credibilidade.

Manaus