Ir para o conteúdo

Dito & Feito - Lojistas já pensam em fechar shoppings de Manaus

Em algumas capitais do País os shoppings já fecharam. Quando questionado sobre isso na tarde de quinta-feira, o governador Wilson Lima disse que Manaus ainda não vive esta situação extrema, pois apenas três casos foram confirmados. A direção dos shoppings de Manaus também não querem chegar à medida drástica, mas lojistas já pensam, sim, nesta opção. A proprietária de uma loja do Manauara Shopping disse ao Blog do Mário Adolfo que muitos querem fechar as lojas. "Não temos clientes. O movimento está fraquíssimo. A loja que temos fora do shopping já fechou. Alguns lojistas querem sim fechar. Vamos ver se conseguimos isso", disse.

Horários alterados

Enquanto isso, para garantir à população acesso a todos serviços presentes nos shoppings – como laboratórios, bancos, farmácias, supermercados, restaurantes e lojas -, o Manauara Shopping manterá seu funcionamento com horário reduzido, das 12h às 20h, desde a  quarta-feira (18/03) passada. A medida também tem por objetivo preservar empregos e minimizar o impacto econômico, sobretudo para lojistas.

Higienização

O shopping também vem intensificando, desde fevereiro, a rotina de limpeza e higienização dos espaços comuns e do sistema de ar condicionado central, inclusive com aumento nas taxas de renovação de ar e utilização de materiais desinfetantes. O Manauara também reforçou os pontos de uso de álcool em gel nas praças de alimentação e próximo aos banheiros.

Conscientização

Para apoiar as instituições de saúde na disseminação de informações sobre os cuidados na prevenção do coronavírus, o Manauara Shopping também implementou uma campanha de conscientização para clientes e lojistas.

Ponta Negra também

Seguindo as determinações da organização Mundial de ssaúde (OMNS), o shopping Ponta Negra também reduziu seus horários de funcionamento. Nas Lojas e Quiosques o atendimento será de 12h às 20h. Nas praças de Alimentação e Lazer das 12h às 21h. Foram instalados 105 recipientes de álcool em  gel em diversos pontos do shopping, como banheiros, Valet, fraldários, etc.

Avenida Constantino Nery sem trânsito algum

Cena rara

Encontrar as avenidas Grande Circular, Cosme Ferreira, Efigênio Salles e Torquato Tapajós sem engarrafamento é uma imagem que ninguém nunca imaginaria que iria ver um dia.

Só na copa

Tal fenômeno só acontecia de quatro em quatro anos na hora dos jogos da seleção na Copa do Mundo.

Cidade fantasma

Mas, nesta quinta-feira, alguns trechos da cidade de Manaus  pareciam  uma “cidade fantasma”. Aeroporto sem passageiros,  ruas vazias, shoppings vazios e cinemas fechados.

Consumidor sumiu

Algumas lojas do Centro de Manaus ainda insistiram em colocar as bancas com produtos em oferta na calçada. Mas no esforço para vender  seus produtos falta um detalhe: o consumidor.

Muda  CDL

Por este motivo, a Câmara dos Diretores Lojistas de Manaus (CDL) deve propor em breve a mudança do horário de atendimento. Seria de  10h às 18h, o que já vem sendo feito em outrascidades do país, desde semana passada por conta do muitos Covid-19.

Braços cruzados

Não justifica os trabalhadores ficam por longo tempo de braços cruzados, vendo o tempo passar. Além disso a mudança de horário não impactará de forma nenhuma no faturamento da empresa.

Imagens lembram filme de ficção científica

O amor no tempo do coronavírus

A informação foi veiculada na coluna  de Ricardo Feltrin, da Uol. Com a quarentena imposta pelo novo coronavírus, o site da Brasileirinhas, maior e mais antiga produtora de filmes eróticos do Brasil, registrou o dobro de assinaturas diárias habituais desde a última segunda-feira (16). Na segunda e na terça desta semana o site registrou mais de 600 assinaturas diárias. A média da semana passada era de 312. Até 12h de quarta-feira (18) o site recebeu 95 novos assinantes. Isto porque as orientações para que a população fique em casa, estão sendo acatadas por  pessoas e empresas. Com isso, as ruas e escritórios estão se esvaziando, e os quartos e salas ficando cheios por maiores períodos do dia. E quem vem se dando bem são as produtora de filmes eróticos Brasileirinhas.

Lima testa Covid-19

O governador do Amazonas, Wilson Lima – que esteve com o presidente do senado, David Alcolombre, em Manaus –, decidiu fazer o exame para o novo Coronavírus na noite de quarta-feira. Até sair o resultado o governador vai ficar em casa, no  home office.

Por via das dúvidas

Apesar de não apresentar sintoma das doença. Foi mais uma questão de prevenção, por ter mantido agenda intensa de reuniões de trabalho com Alcolumbre, que testou positivo para o Covid-19. E como a vigilância epidemiológica recomendou,  Wilson Lima achou por bem fazer o exame.

Idoso é prioridade

Enquanto isso, os idosos – pessoas com mais de 60 anos – terão atendimento preferencial para fazer suas compras no Híper DB Paraíba, a partir de hoje, dia 20, até o dia 29 de março, sempre no horário das 6h às 7h.

DB no combate

A iniciativa do Grupo DB faz parte dos esforços para o  combate ao Coronavírus. De acordo com o CEO do Grupo DB, Sidney Pedrosa, a medida vem priorizar atendimento nas compras das pessoas consideradas de maior risco ao Covid-19.

Covid-19 ronda aldeia

A Fundação Nacional do Índio (Funai) atropelou o próprio estatuto. Mas foi por uma boa causa. Autorizou que suas coordenações regionais possam fazer contato direto com povos indígenas isolados na floresta, desde que entendam ser necessário, por causa da pandemia do coronavírus.

Ameaça na tribo

A decisão da Funai é justificável. O novo coronavírus representa uma ameaça aos povos indígenas. Eles têm baixa imunidade e são consideradas grupos de risco.

Distante dos brancos

Logo, as orientações são para que indígenas não viajem para o centro urbano da cidade, que as casas de apoio sejam fechadas e que as aldeias não recebam visitantes.

Alerta na floresta

Ao norte do rio Amazonas, no estado do Pará, um caso suspeito da doença acendeu o alerta vermelho entre as comunidades tradicionais da floresta amazônica.

Medo na mineradora

Dois funcionários da Mineração Rio do Norte (MRN), estão em isolamento domiciliar em Porto Trombetas, vila administrada pela maior produtora de bauxita do Brasil, que é subsidiária da Vale.

Entre os quilombolas

O polo industrial pertence ao município de Oriximiná e fica no meio de um mosaico de onze terras quilombolas localizadas às margens rio Trombetas, cercadas de mata virgem.

Tensão na fronteira

Fronteiras fechadas

O governo federal publicou uma portaria no fim da manhã desta quinta-feira (19) impedindo a entrada de estrangeiros oriundos de oito países latino-americanos. Pela norma, que vale por 15 dias, fica proibido o ingresso de pessoas vindas da Argentina, Bolívia, Colômbia, Guiana Francesa, Guiana, Paraguai, Peru e Suriname.

Venezuela isolada

Na quarta-feira, 18, o Brasil já tinha fechado temporariamente a fronteira do país com a Venezuela, em Roraima. O decreto foi publicado no Diário Oficial da União. Essa restrição vale por 15 dias a partir da data de publicação, para meios terrestres, podendo ser prorrogado caso haja necessidade.

ORGULHO

O Cristo Redentor, um dos principais cartões postais do Brasil ganhou iluminação especial com projeção das bandeiras de mais de 150 países com casos de coronavírus e os continente afetados pela pandemia. A foto da projeção desta quarta, 18, para enviar apoio e esperança ao mundo, está correndo o planeta em um vídeo divulgado pela agência Reuters. Durante a homenagem, religiosos rezaram pai nosso aos pés da estátua de 38 metros, que fica 709 metros acima do nível do mar, no Rio de Janeiro. .

O público não teve acesso ao monumento para evitar aglomeração de pessoas em tempos de quarentena. Na última terça-feira, as visitas ao Cristo Redentor foram suspensas por sete dias.

VERGONHA

Por meio de seu perfil no Twitter, a embaixada da China no Brasil respondeu às acusações, feitas sem provas, do deputado federal Eduardo Bolsonaro, que atribuiu ao país asiático a responsabilidade pela pandemia de coronavírus. “As suas palavras são extremamente irresponsáveis e nos soam familiares. Não deixam de ser uma imitação dos seus queridos amigos. Ao voltar de Miami, contraiu, infelizmente, vírus mental, que está infectando a amizades entre os nossos povos”, escreveu a embaixada. O filho do presidente afirmou no Twitter que “quem assistiu Chernobyl vai entender o que ocorreu. Substitua a usina nuclear pelo coronavírus e a ditadura soviética pela chinesa”, dizendo que o governo do país “preferiu esconder algo grave a expor tendo desgaste”.

Publicidade ATEM
Publicidade TCE
Publicidade CIESA
Publicidade BEMOL
Publicidade UEA

Mais Recentes