Ir para o conteúdo
Senacsisbisimsetorbelezamercado

Setor da beleza deve crescer 1,5% no primeiro trimestre em Manaus, diz Sisbisim

O primeiro trimestre de 2020 deve apresentar cerca de 1,5% de crescimento nos serviços de beleza, com relação ao mesmo período do ano passado. Essa é a estimativa do Sindicato dos Salões de Barbeiros, Cabeleireiros, Institutos de Beleza e Similares de Manaus (Sisbisim). O percentual, apesar de tímido, reforça a ideia de que a economia deve crescer esse ano.

Segundo a presidente do Sisbisim, Antônia Moura, após um “boom” durante as festas de fim de ano, o setor da beleza deve apresentar um crescimento lento em janeiro, fevereiro e março, no entanto, deve continuar a crescer. Para ela, o momento é propício para qualificação.

“Experimentamos esse crescimento um pouco mais tímido, mas essa é a hora de investir em qualificação para elevar a qualidade nos serviços e atendimento. Temos que conhecer quais estratégias podemos usar para divulgação e traçar planos para revenda de produtos de linha profissional e manutenção para o clientes”, destaca.

Antônia reforça a importância da regularização dos espaços de beleza e similares. Para ela, o ano de 2020 refletirá a organização do setor.

“Queremos chamar a atenção dos profissionais para o quesito organização dos nossos espaços, que envolve uma série de elementos, inclusive a regularização do negócio. Procure o Sebrae, os órgãos competentes, os sindicatos patronais e laborais, todos estão disponíveis para auxiliar nesse processo”, disse.

Educação Profissional

Reconhecida como a principal instituição de educação profissional, o Senac oferta vários cursos para o segmento de beleza. Conforme a gestora do Senac Cidade Nova, Laís Lima, os cursos de barbeiro e cabeleireiro são os mais procurados, no entanto, os de embelezamento do olhar e maquiagem ganharam espaço. Ela destaca a importância da qualificação para o sucesso dos profissionais.

“É importante as pessoas se qualificarem porque o mercado está cada vez mais exigente. Cada vez surgem coisas novas, formações novas, então, a pessoa precisa sempre se qualificar pra se inserir no mercado de trabalho, para obter empregabilidade. A qualificação é para isso, pra que você possa estar dentro dos requisitos do mercado”, enfatiza.

Em Manaus, o Senac está com inscrições abertas para os cursos de automaquiagem, maquiagem básica, barbeiro, cabeleireiro, depilador, design de sobrancelhas, embelezamento do olhar: extensão de cílios, manicure e pedicure. As aulas são ministradas nas unidades Centro e Cidade Nova. O investimento e as datas dos cursos podem ser conferidas no site www.am.senac.br. Outras informações podem ser solicitadas no telefone (92) 3198-2000.

Publicidade TCE
Publicidade CIESA
Publicidade UEA

Mais Recentes