BLOG DO MÁRIO ADOLFO
Você gostaria de receber notificações em tempo real e não perder nenhuma notícia importante?
Cancelar
Aceitar

Bookmarks

You haven't yet saved any bookmarks. To bookmark a post, just click .

SES enviou para os municípios do interior do estado 982 oxímetros


A Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM) enviou para os municípios do interior do estado 982 aparelhos de oxímetros doados pelo Programa Todos Pela Saúde. Os envios dos aparelhos aconteceram por intermédio da Secretaria Executiva de Assistência do Interior (Seai), que atua diretamente na atenção à saúde do interior do estado.

As doações fazem parte da Campanha Alert(ar), realizada pelo Instituto Estárter e pela Sociedade Brasileira de Infectologia, que trabalha a conscientização da importância do monitoramento dos níveis de oxigênio entre os pacientes internados nas unidades de saúde, em especial aqueles diagnosticados com Covid-19.

A participação do Amazonas na campanha foi ao encontro de um pedido da Assembleia Legislativa do Estado (Aleam), solicitando a inclusão do Amazonas no projeto, para que os municípios pudessem receber a doação dos aparelhos.

Todos os 62 municípios receberam os equipamentos

Com a distribuição, a Seai espera aumentar a assistência da população dos municípios no combate à pandemia, já que medir o nível de oxigênio no sangue é uma das medidas mais eficientes para o diagnóstico precoce de doenças.

De acordo com a secretária executiva adjunta de Descentralização e Regionalização Assistencial do Interior, Rita Almeida, todos os 62 municípios receberam os equipamentos, sendo que Manaus, Itacoatiara e Parintins, por possuírem mais de 100 mil habitantes, receberam os aparelhos diretamente do Programa.

“Nós recebemos os equipamentos em meados de outubro e encaminhamos o ofício para as secretarias municipais de saúde para providências no recebimento”.

A secretaria reforça sobre a importância do monitoramento da oxigenação para evitar mortalidade e internações de pacientes com Covid-19. “O oxímetro pode salvar vidas, uma vez que detecta problema no sistema respiratório, mesmo que a pessoa não sinta falta de ar”, finaliza.

Distribuição – Os oxímetros foram distribuídos da seguinte forma para os municípios: Alvarães (10), Amaturá (8), Anamã (11), Anori (10), Apuí (14), Atalaia do Norte (9), Autazes (29), Barcelos (11), Barreirinha (30), Benjamin Constant (13), Beruri (4), Boa Vista do Ramos (9), Boca do Acre (15), Borba (19), Caapiranga (11), Canutama (7), Carauari (14), Careiro (28), Careiro da Várzea (20), Coari (38), Codajás (24) Eirunepé (12), Envira (9), Fonte Boa (8), Guajará (17), Humaitá (27), Ipixuna (10), Iranduba (46), Itamarati (6), Itapiranga (14), Japurá (9), Juruá (9), Jutaí (11), Lábrea (18), Manacapuru (52), Manaquiri (12), Manicoré (18), Maraã (13), Maués (22), Nhamundá (17), Nova Olinda do Norte (25), Novo Airão (11), Novo Aripuanã (14), Pauini (12), Presidente Figueiredo (39), Rio Preto da Eva (20), Santa Isabel do Rio Negro (8), Santo Antônio do Içá (19), São Gabriel da Cachoeira (9), São Paulo de Olivença (17), São Sebastião do Uatumã (11), Silves (17), Tabatinga (25), Tapauá (16), Tefé (29), Tonantins (13), Uarini (6), Urucará (14) e Urucurituba (14).

Redação BMA

Redação BMA

As principais notícias do Amazonas, do Brasil e do mundo. Mais de 40 anos de jornalismo com credibilidade.