BLOG DO MÁRIO ADOLFO
Você gostaria de receber notificações em tempo real e não perder nenhuma notícia importante?
Cancelar
Aceitar

Bookmarks

You haven't yet saved any bookmarks. To bookmark a post, just click .

Servidores da Manaus Previdência são homenageados por primeiro lugar em Responsabilidade Previdenciária


Pelas recentes e grandes conquistas alcançadas por Manaus na gestão previdenciária, o prefeito Arthur Virgílio Neto homenageou nesta quinta-feira, 13/6, no auditório Isabel Victoria de Mattos Pereira do Carmo Ribeiro, na sede da Prefeitura de Manaus, no bairro Compensa, zona Oeste, gestores e servidores da Manaus Previdência. A solenidade contou com a presença de ex-diretores, secretários municipais, parlamentares e lideranças empresariais.

Em seis anos, a Manaus Previdência conquistou vários prêmios e reconhecimentos locais e nacionais, sendo o mais recente o 1º lugar na edição 2019 do prêmio “Destaque Brasil de Responsabilidade Previdenciária”, da Associação Brasileira de Instituições de Previdência Estaduais e Municipais (Abipem).

O prêmio é uma certificação que comprova que o Regime Próprio de PrevidênciaSocial dos Servidores Públicos do Município de Manaus(RPPS) é uma referência no âmbito da gestão previdenciária. A Manaus Previdência foi destaque na Categoria 5, onde concorrem os entes com mais de  7.001 segurados. A solenidade de entrega da distinção acontecerá no dia 27/6, durante o 52º Congresso Nacional da Abipem, que acontecerá em Foz do Iguaçu (PR), no período de 26 a 28 de junho.

“Encontramos uma Previdência à beira da falência quando assumimos a prefeitura e a transformamos na Previdência número um do Brasil. Algumas pessoas dizem que isso é só para os funcionários, mas sem um equilíbrio previdenciário, não estaremos emitindo a cada seis meses o Certificado de Regularização Previdenciária. Aprefeitura fica impedida de fazer um empréstimo, um convênio e ficaríamos engessados com o órgão administrador”, explicou Arhur.

Sobre a homenagem aos funcionários da autarquia, o prefeito disse ser importante agradecê-los pela importância do trabalho e principalmente pelo resultado alcançado.

“Fiquei feliz em reunir esse pequeno efetivo, porém imensamente competente, da Manaus Previdência, que é capaz de render esse superávit e fazer todo esse milagre para nós construirmos essa economia sólida, organizada e responsável em relação aos seus segurados, o que acaba refletindo em uma tranquilidade para famílias da cidade inteira”, destacou o prefeito. Arthur afirmou também que algumas prefeituras e governos pelo Brasil conseguem a certificação de regularidade previdenciária recorrendo a medidas judiciais, uma prática que jamais foi adotada pela Prefeitura de Manaus.

A Manaus Previdência teve que atender a 92 quesitos para poder concorrer ao prêmio. Os critérios foram distribuídos em quatro categorias: investimentos, conselhos, órgão gestor e ente federativo. As exigências vão desde a comprovação da aplicabilidade de um regimento interno do RPPS até a aprovação das contas por parte de um órgão fiscalizador.

O crivo sobre o atendimento dos requisitos ficou a cargo da comissão avaliadora do Prêmio Destaque Brasil de Responsabilidade Previdenciária, composta por três profissionais renomados na área previdenciária e/ou administrativa: Leonardo da Silva Motta, Ronaldo Ribeiro de Oliveira e Sérgio Miers. O primeiro é coordenador-geral de normatização e Acompanhamento Legal da Secretaria de Previdência. O segundo, coordenador das Diretrizes de Controle Externo de Previdência da Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon). E o terceiro, diretor-presidente do RPPS de Joinville e vice-presidente Sul da Abipem.

“Nós estamos bem felizes com o resultado, fruto de um trabalho que vem sendo realizado nos últimos seis anos e meio, na gestão do prefeito Arthur. Os objetivos do primeiro diretor-presidente são os meus objetivos, e essa continuidade cumpre nossa meta de garantir os proventos dos assegurados e colocar nossa Previdência como a primeira do Brasil”, disse a diretora-presidente da Manaus Previdência, Daniela Benayon.

Metas

Vencido o desafio do prêmio da Abipem, ainda em 2019 a Manaus Previdência vai direcionar a atenção da área de gestão para duas premiações e uma certificação: dois prêmios da Associação Nacional de Entidades de Previdência dos Estados e Municípios (Aneprem), um sobre governança e outro sobre inovação; e a recertificação da ISO 9001/2015, que exige do órgão avaliado uma especificidade maior dos requisitos para a organização entender seu contexto e determinar riscos com uma base para o planejamento.

Linha do tempo

2019

– 1º lugar no prêmio “Destaque Brasil de Responsabilidade Previdenciária”, da Abipem;

– Certificação Pró-Gestão – Nível III, do governo federal.

2018

– Manutenção da Certificação ISO e atualização para versão 9001:2015;

– Apontada como modelo de gestão pela Câmara Técnica de Normas Contábeis e de Demonstrativos Fiscais da Federação, ligada à Secretaria do Tesouro Nacional.

2017

– 4º lugar no Prêmio de Boas Práticas de Gestão Previdenciária, da Aneprem;

– Troféu Destaque no Prêmio Qualidade Amazonas (PQA- Fieam);

– Referência em estrutura organizacional e modelo a ser seguido pelas demais entidades de RPPS do Amazonas (Relatório da “Força-Tarefa” do Tribunal de Contas do Estado do Amazonas e pelo Ministério Público de Contas do Amazonas).

2016

– Nova Certificação ISO 9001:2008;

– 7º lugar no Prêmio de Boas Práticas de Gestão Previdenciária (Aneprem).

Mário Adolfo Filho

Mário Adolfo Filho

Jornalista, formado pela Universidade Federal do Amazonas. Com passagem por grandes jornais de Manaus, Prefeitura de Manaus, Câmara Municipal de Manaus e Câmara dos Deputados.