Ir para o conteúdo
ManausservidorasSeadmamaexames

Servidoras públicas ganham dia de folga para realizar exames contra câncer de mama e de colo do útero

As mulheres que trabalham no serviço público do Estado do Amazonas agora têm direito a um dia de folga ou dispensa para a realização dos exames de rastreio preventivo contra os cânceres de mama e de colo uterino. A decisão foi tomada pelo Governo do Estado, por meio da Lei n° 4.805, publicada no Diário Oficial do Estado (DOE) na última quarta-feira (17/04).

A lei estabelece que a dispensa ou folga é uma vez por ano e não terá nenhum tipo de ônus às servidoras. Os exames de rastreio que deverão ser feitos são o Papanicolau – que detecta as lesões inflamatórias e infecciosas precursoras de câncer de colo de útero – e a Mamografia. Os comprovantes deverão ser recolhidos pelo órgão público e devidamente arquivados.

Ação de humanização –Conforme o diretor-presidente da Fundação Centro de Controle de Oncologia do Estado do Amazonas (FCecon), mastologista Gérson Mourão, a Lei reforça as ações realizadas pela unidade hospitalar de prevenção, controle e diagnóstico de cânceres. Ele pontuou que a decisão é uma ação de humanização dentro do serviço público, uma vez que permite à mulher a escolha de um dia para cuidar da saúde.

“Muitas mulheres têm jornada dupla ou tripla de trabalho, precisam cuidar da família e filhos. Assim, a Lei é uma atitude que irá impactar diretamente na diminuição do número de casos de cânceres de colo uterino e de mama no Amazonas, ao permitir que essas mulheres se ausentem do trabalho e façam seus exames em um dia específico”, comentou o diretor-presidente.

Prevenção –Gérson Mourão lembrou que a FCecon tem realizado diversas ações de conscientização e prevenção contra os cânceres de colo uterino e de mama ao longo de 2019. O médico mastologista disse, por exemplo, que foi lançada a primeira edição do “Movimento Estadual Março Lilás” de prevenção ao câncer de colo uterino e o projeto “Ver e tratar o colo uterino”, lançado em São Gabriel da Cachoeira, que vai atender os municípios polos do interior do Estado a cada seis meses.

“A Fundação Cecon iniciou um processo de transformação para salvar vidas”, ressaltou o diretor-presidente.

Publicidade ATEM
Publicidade TCE
Publicidade CIESA
Publicidade BEMOL
Publicidade UEA

Mais Recentes