Ir para o conteúdo

Senador Lindbergh Farias denuncia que Temer quer vender Caixa Econômica

Um documento sob o título “Relatório Reservado” (leia ao final desta matéria), datado desta segunda-feira, 9, editado pela Insght Comunicação do Rio de Janeiro, detalha os planos do governo Temer para a privatização da Caixa. Segundo o relatório da publicação de notícias corporativas carioca, já estaria com o presidente da Caixa, Gilberto Occhi, a responsabilidade de tecnicamente tocar em frente o projeto da Caixa S/A. O ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, estaria estudando um meio de fazer isso. O governo Temer pretende anunciar o desfecho em dezembro.

Diz a publicação: “A responsabilidade pelo desenho da privatização está nas mãos do presidente da Caixa, Gilberto Occhi. O governo quer tratar o assunto com cuidado, devido à delicadeza do assunto”. A intenção do governo seria atrair bancos estrangeiros para uma privatização via leilão. O governo entreguista de Temer entende que a Caixa não deve ser fragmentada e ficar nas mãos de vários bancos. Bancos chineses teriam a preferência. O governo de Temer acredita que a venda da Caixa seria uma operação capaz de “gerar os recursos extraordinário para o equilíbrio das contas públicas, em 2018, um ano em que os calendários eleitoral e fiscal se chocam”, segue a publicação.

Contra, a privatização o senador Lindbergh Farias (PT-RJ) fez em um vídeo transmitido esta manhã em seu perfil do facebook. O senador, que coordena no Senado a Frente Parlamentar Mista em Defesa dos Bancos Públicos, denunciou o que chama de mais um golpe e convocou os bancários de todo o país a lutarem contra a privatização da Caixa.

“A Caixa Econômica Federal é o novo alvo do governo federal. Eu queria me dirigir a todos os funcionários da Caixa Econômica, a todos os bancários do país porque o ataque é claro”, denunciou Lindbergh.

Segundo o senador, haverá uma revisão dos estatutos da Caixa Econômica Federal. Integrantes dos Ministérios do Planejamento e da Fazenda já estão falando abertamente de transformar a Caixa em Sociedade Anônima. A Caixa atingiu um lucro de R$ 4,1 bilhões no primeiro semestre deste ano, crescimento de 69,2% em relação ao mesmo período do ano passado.

Confira o documento:

Publicidade ATEM
Publicidade TCE
Publicidade CIESA
Publicidade BEMOL
Publicidade UEA

Mais Recentes