Ir para o conteúdo

Secretaria inicia plano de reorganização e otimização da rede de saúde do Estado

A Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM) iniciou um plano de reorganização da rede de saúde da capital com foco em melhorar a rotatividade de leitos em Prontos-Socorros e hospitais de retaguarda. Dessa maneira, o órgão visa potencializar a resolutividade dos atendimentos que mais exercem pressão sobre essas unidades, como problemas ortopédicos, de vias biliares e vasculares.

Com altas acontecendo em menor tempo, haverá mais leitos vagos na rede, permitindo que os Prontos-Socorros e os hospitais de retaguarda absorvam melhor a demanda reprimida por serviços que foram suspensos devido à pandemia, assim como os atendimentos de urgência e emergência que aumentaram após a reabertura gradual das atividades econômicas, como os acidentes de trânsito.

O plano visa também preparar a rede para um possível crescimento no número de hospitalizações com o início da sazonalidade de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG), a partir da ocorrência mais frequente de chuvas em Manaus, que geralmente é acompanhada pelo aparecimento de infecções respiratórias.

Estado quer ampliar o número de leitos na rede 

O secretário de Saúde, Marcellus Campêlo, ressaltou que o trabalho de reordenamento da rede é dinâmico e contínuo, sempre direcionado à necessidade principal daquele momento. Ele destacou que o plano inicial tem previsão de ocorrer pelos próximos 30 dias, focado na oferta de atendimento de um novo perfil de paciente. “Estamos elaborando esse plano para aumentar o número de leitos nos Prontos-Socorros e, também, destinarmos leitos de retaguarda para pacientes pós-covid. Existe um novo perfil de paciente, que a pandemia nos trouxe, que é o paciente pós-covid que se cura do vírus, porém necessita ficar internado, recebendo assistência por algum tempo”.

Publicidade ATEM
Publicidade TCE
Publicidade CIESA
Publicidade BEMOL
Publicidade UEA

Mais Recentes