BLOG DO MÁRIO ADOLFO
Você gostaria de receber notificações em tempo real e não perder nenhuma notícia importante?
Cancelar
Aceitar

Bookmarks

You haven't yet saved any bookmarks. To bookmark a post, just click .

Samu em Manaus recebeu 104 mil trotes só em 2017


Com mais de 558 mil chamadas registradas em 2017, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU 192) foi alvo de mais de 104 mil trotes, somente no ano passado, representando a 10,97% do total de chamados. A média mensal desse tipo de ligação foi de 8.705, deixando telefonistas e equipes médicas atentas para não enviar ambulâncias sem necessidade.

Os dados preocupantes são da Prefeitura de Manaus, que faz o apelo para que as pessoas não brinquem com falsas chamadas, que ocupam as linhas telefônicas, causam atrasos no serviço e fazem com que um atendimento prioritário deixe de ser feito com a devida rapidez, podendo levar à morte de algum paciente.

As telefonistas do SAMU são treinadas e qualificadas para identificar os “trotes” nas ligações realizadas ao serviço 192. São 28 profissionais, que se alternam no atendimento 24 horas à população. O próprio sistema do SAMU já tem identificado os números de telefones recordistas em trote, cerca de 300. “Fazemos sempre o apelo para a população para que não faça trote, porque isso pode custar uma vida”, reforça o diretor do SAMU, Ruy Abrahim.

A telefonista Kheyth Ferreira disse que trabalha no plantão de 12h às 18h no Samu, no horário de pico. “Tem muitas crianças ligando passando trote, mas percebemos logo que elas estão mentindo. Mas temos sensibilidade e, em alguns casos, já tivemos crianças que ligaram realmente pedindo ajuda e vimos que era verdade e mandamos a ambulância”, contou.

Mário Adolfo Filho

Mário Adolfo Filho

Jornalista, formado pela Universidade Federal do Amazonas. Com passagem por grandes jornais de Manaus, Prefeitura de Manaus, Câmara Municipal de Manaus e Câmara dos Deputados.