Ir para o conteúdo

O prefeito Arthur Virgílio Neto, inaugura na tarde desta segunda-feira, 29/6, o complexo viário Ministro Roberto Campos, na avenida Constantino Nery. De acordo com a Prefeitura de Manaus, esta  já é considerada a maior obra de mobilidade urbana da cidade.

O projeto, executado dentro do prazo de 15 meses, inclui passagens subterrâneas que interligam as zonas Oeste e Centro-Sul. O objetivo, segundo a Secretaria Municipal de Infraestrutura, é dar fim a um dos gargalos históricos no trânsito da cidade e proporcionar maior fluidez no principal eixo entre as zonas Norte e Sul.

O funcionamento

Uma nova pista irá interligar a rua João Valério, no sentido Leste-Oeste, com a avenida São Jorge, passando debaixo da avenida Constantino Nery. Haverá uma bifurcação, onde uma pista levará o tráfego de veículos no sentido bairro São Jorge e a outra fará uma curva à esquerda, levando o tráfego para a avenida Constantino Nery, sentido Centro, passando pela Estação de Transferência, construída para atender ao transporte coletivo.

A segunda intervenção sob a Constantino Nery receberá o trânsito, no sentido Oeste-Leste, interligando a rua Pará com a avenida São Jorge. As duas passagens subterrâneas desativarão sete semáforos, que antes controlavam o tráfego de veículos nos dois cruzamentos, dando mais segurança a motoristas e pedestres, além de garantir agilidade e fluidez ao trânsito.

A Estação de Transferência fará a conexão das linhas de ônibus dos bairros da zona Oeste, dentre eles São Jorge, Lírio do Vale, Vila da Prata, Santo Agostinho e Ponta Negra, com os ônibus articulados que vão até o Centro ou para os outros bairros das zonas Oeste, Leste e Norte. A nova estação irá contribuir para desafogar o trânsito na área e também para a otimização do sistema.

Complementar à estação, também foi construída uma nova Plataforma de Integração, para atender aos articulados. Ambas serão interligadas por uma passarela, servindo tanto aos usuários dessas estações como àqueles que desejarem utilizar as demais paradas do transporte coletivo à direita da Constantino Nery.

Publicidade TCE
Publicidade CIESA
Publicidade UEA

Mais Recentes