Ir para o conteúdo

Sacrifício de Dom e Bruno em defesa da Amazônia vira grito de resistência de Garantido e Caprichoso

Indigenista e jornalista britânico foram lembrados tanto na apresentação do boi bumbá Garantido quanto na do bumbá Caprichoso

Parintins (AM) - Os espíritos do indigenista Bruno Pereira e do jornalista britânico Dom Phillips estiveram presentes na arena do Bumbódromo de Parintins, tanto na apresentação do boi bumbá Garantido quanto na do bumbá Caprichoso.

Primeiro a se apresentar na abertura do 55º. Festival Folclórico de Parintins, nesta sexta-feira (24), o Garantido surpreendeu ao trazer uma alegoria gigantesca de uma indígena amordaçada com uma bandeira do Brasil, num protesto velado sobre o momento difícil que as nações indígenas estão passando.  

Enquanto guerreiros apresentavam uma coreografia simbolizando a resistência, o levantador de toada David Assayag apresentava o cântico "Amazônia do Povo Vermelho (Templo de Luta)", cuja letra também remete à luta e à resistência das nações indígenas.

“Onde o corpo fala, o silêncio grita
Exprime a glória, a revolta, a conduta
Na dança, o meu corpo é meu templo de luta”, diz um trecho da toada de Bruno Bulcão e Jaércio Anselmo.

Durante sua apresentação, o Caprichoso também homenageou  aqueles que sacrificaram sua vida defendendo a Amazônia, o meio ambiente e os povos da floresta, ao abrir uma bandeira com as fotografias de Bruno, Dom, Chico Mendes e Dorothy Stang.

Publicidade ATEM
Publicidade TCE
Publicidade CIESA
Publicidade BEMOL
Publicidade UEA

Mais Recentes