Ir para o conteúdo

Rotatória da Torquato é inaugurada em parceria com iniciativa privada

O prefeito Arthur Virgílio Neto inaugurou no sábado, 21, a rotatória da avenida Torquato Tapajós, na entrada do bairro Novo Israel, zona Norte. A obra é resultado da parceria entre a Prefeitura de Manaus e a empresa Torquato Incorporações, do grupo Simões, como parte do programa de adoção de espaços públicos, o “Adote Manaus”, criado na atual gestão e coordenado pela Secretaria Municipal de Parcerias e Projetos Estratégicos (Semppe).

Avaliado em mais de R$ 4 milhões, o projeto foi todo custeado pela empresa parceira, que também adotou o espaço e irá fazer a manutenção pelos próximos cinco anos. O local ganhou implantação das alças de contorno e alargamento das faixas de trânsito nos dois sentidos da via, paisagismo e iluminação, contando com apoio da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminf) e dos institutos municipais de Mobilidade Urbana (IMMU) e Planejamento Urbano (Implurb).

“Nós privatizamos o máximo de serviços para que sobrasse dinheiro para investirmos em obras, como estamos fazendo agora. Essa aqui nem posso chamar de Parceria Público-Privada porque foi uma doação. A empresa bancou todos os custos e só daqui a cinco anos a prefeitura assume a responsabilidade pela manutenção”, disse o prefeito, enfatizando que ações como essa devem se tornar um exemplo tanto para as futuras gestões quanto para os empresários locais. “Uma obra dessas tem três valores: a solução de um problema para os cidadãos; a demonstração de espírito de amor a Manaus; e, por último, o exemplo”, destacou Arthur. “Que a gente perceba que é bom trabalhar em conjunto”, reafirmou.

O local recebe, em média, 1,2 mil veículos por hora, sendo 400 deles ônibus e a avenida Torquato Tapajós é a principal via de interligação do eixo Norte-Sul da cidade. Com a rotatória, serão retirados os semáforos que sinalizavam para o retorno há, aproximadamente, 100 metros do local. Com isso, o trânsito vai fluir mais livremente.

Além da implantação das alças de contorno e alargamento das faixas de trânsito nos dois sentidos da via, a obra da rotatória ganhou um novo paisagismo com implantação de mudas como palmeiras fênix, agavea azul, mini ixora vermelha, lantana amarela, ararinha vermelha e grama esmeralda.

Publicidade ATEM
Publicidade TCE
Publicidade CIESA
Publicidade BEMOL
Publicidade UEA

Mais Recentes