Ir para o conteúdo

Roberto Cidade e deputados recebem manifestantes pró-impeachment

Liderados pelo presidente Roberto Cidade (PV), deputados estaduais se reuniram com uma comissão representativa dos manifestantes que protestaram em frente à sede da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), na manhã desta terça-feira (16). A principal reivindicação é o impeachment do governador Wilson Lima (PSC), tendo como justificativa o colapso do sistema de saúde do Estado face à pandemia de Covid-19.

Treze pedidos de impeachment tramitam na Casa, e estão sendo analisados pela procuradoria jurídica do Poder Legislativo. “Recebemos os manifestantes e ouvimos todas as reivindicações deles. A Assembleia é a casa do povo e não poderíamos agir de maneira diferente. Estou há 16 dias na presidência e todos os pedidos (de impeachment) que foram protocolados na Casa estão sendo analisados pela procuradoria. É um processo complexo, de uma lei muito antiga, tanto que todos os procedimentos de impeachment que tiveram no Brasil foram judicializados. Nós estamos tendo cuidado para analisá-los de forma correta e, em breve, daremos uma resposta à sociedade”, disse.

Ao lado dos deputados Dermilson Chagas (Podemos), Wilker Barreto (Podemos), Delegado Péricles (PSL) e Felipe Souza (Patriota), o presidente explicou o rito que os processos de afastamento precisam seguir, de acordo com a legislação. “A Assembleia Legislativa não está omissa. Estamos aqui buscando soluções para dar a resposta que o povo tanto quer e espera de nós. Até os processos que estavam parados aqui, desde maio do ano passado, estão sendo analisados. Mas temos que ter muita cautela porque é um procedimento bastante complexo”, disse Cidade, lembrando que, além do Legislativo, caso seja aprovada em Plenário, a questão ainda precisará ser encaminhada e votada pelo Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM).

Abertura do comércio

Além do afastamento do governador, os manifestantes externaram, também, a necessidade da reabertura do comércio, que desde dezembro do ano passado tem funcionado com restrições. O representante dos motoristas de transporte por aplicativo, Márcio Frank, pediu que os deputados articulassem junto ao Governo do Estado uma flexibilização para categoria, que atualmente só pode transportar um único passageiro.

“Só podemos pegar uma pessoa por vez e com isso nós vivemos tendo que fugir da fiscalização da polícia. Os ônibus podem andar lotados, os ‘Amarelinhos’ também e nós só podemos levar uma única pessoa”, reclamou.

Participaram da reunião com os deputados o presidente do Sindicato dos Médicos do Amazonas, Mário Vianna; o presidente do Sindicato dos Feirantes, David Lima da Silva; presidente da Associação dos Trabalhadores Ambulantes, Marcos Maia; o representante da Câmara de Dirigentes de Lojistas Jovem, Marcelo Moura; o representante dos motoristas de transporte por aplicativo, Márcio Frank; e o representante dos mototaxistas, Raimundo Wagner de Oliveira.

Publicidade TCE
Publicidade CIESA
Publicidade UEA

Mais Recentes