BLOG DO MÁRIO ADOLFO
Você gostaria de receber notificações em tempo real e não perder nenhuma notícia importante?
Cancelar
Aceitar

Bookmarks

You haven't yet saved any bookmarks. To bookmark a post, just click .

Rio Negro se aproxima de 29 metros em Manaus


O Rio Negro pode chegar a 29 metros até o próximo final de semana, 1º e 2 de maio, e atingir a cota máxima de inundação severa no Porto de Manaus, em 2021. A previsão é do engenheiro civil Valderino Pereira, de 72 anos, responsável por medir o nível do Rio Negro, em reportagem do Portal Em Tempo. A probabilidade é de que esteja em curso uma cheia tão grande quanto a de 2012.

Conhecido como "Príncipe dos Rios", Valderino trabalha há mais de 35 anos fazendo a medição do Rio Negro, e acredita que, com base nos dados que estão sendo coletados, a chance de atingir a cota de inundação severa é grande.

“Eu acredito que, por esses dias, o Rio Negro pode até chegar a 29 metros. De acordo com os dados que coletamos e em comparação a outros anos, é possível que chegue a cota de 29m, ou até ultrapasse”, afirma o responsável pela medição.

Em Manaus, conforme a pesquisadora Luna Gripp, o rio Negro tem um lento processo de subida e descida. Assim que atinge a cota máxima, o rio começa a descer e leva cerca de 126 dias para atingir a cota mínima, com base na série histórica. Com 94% de confiança, a cota máxima deve ser atingida entre junho e julho deste ano.

Fonte: Toda Hora

Mário Adolfo Filho

Mário Adolfo Filho

Jornalista, formado pela Universidade Federal do Amazonas. Com passagem por grandes jornais de Manaus, Prefeitura de Manaus, Câmara Municipal de Manaus e Câmara dos Deputados.