BLOG DO MÁRIO ADOLFO
Você gostaria de receber notificações em tempo real e não perder nenhuma notícia importante?
Cancelar
Aceitar

Bookmarks

You haven't yet saved any bookmarks. To bookmark a post, just click .

Rio Negro atinge 29,77m e já é a segunda maior cheia da história


A cota do rio negro atingiu, nesta quarta-feira, 19/05, o nível de 29,77m. É o mesmo nível que as águas atingiram no ano 2009, mas como o fenômeno da enchente dura até o mês de junho, esta cota será facilmente rompida. De qualquer forma, já é a segunda maior cheia em toda a história (que se tem registro).

As ruas do Centro de Manaus já sofrem com os efeitos da cheia. Nas proximidades do prédio da Alfândega, que margeia o rio negro, as águas invadiram o estacionamnto. Nos arredores do Rerlógio Municipal, a ;agua emerge das galerias que passam por baixo da via e a Prefeitura de Manaus precisou fazer pontes para que os pedestres possam atravessar a via.

A subida da água se aproxima da cheia histórica registrada no ano de 2012, quando o rio chegou a 29,97 metros. A previsão do Serviço Geológico do Brasil (CPRM) é de que neste ano o nível chegue até a 30,35 metros, ultrapassando o recorde.

Em praticamente todo o Amazonas, a cheia causa inundações. De acordo com dados da Defesa Civil, mais de 400 mil pessoas estão afetadas.

Mário Adolfo Filho

Mário Adolfo Filho

Jornalista, formado pela Universidade Federal do Amazonas. Com passagem por grandes jornais de Manaus, Prefeitura de Manaus, Câmara Municipal de Manaus e Câmara dos Deputados.