Ir para o conteúdo

Rio Negro atinge 29,77m e já é a segunda maior cheia da história

A cota do rio negro atingiu, nesta quarta-feira, 19/05, o nível de 29,77m. É o mesmo nível que as águas atingiram no ano 2009, mas como o fenômeno da enchente dura até o mês de junho, esta cota será facilmente rompida. De qualquer forma, já é a segunda maior cheia em toda a história (que se tem registro).

As ruas do Centro de Manaus já sofrem com os efeitos da cheia. Nas proximidades do prédio da Alfândega, que margeia o rio negro, as águas invadiram o estacionamnto. Nos arredores do Rerlógio Municipal, a ;agua emerge das galerias que passam por baixo da via e a Prefeitura de Manaus precisou fazer pontes para que os pedestres possam atravessar a via.

A subida da água se aproxima da cheia histórica registrada no ano de 2012, quando o rio chegou a 29,97 metros. A previsão do Serviço Geológico do Brasil (CPRM) é de que neste ano o nível chegue até a 30,35 metros, ultrapassando o recorde.

Em praticamente todo o Amazonas, a cheia causa inundações. De acordo com dados da Defesa Civil, mais de 400 mil pessoas estão afetadas.

Publicidade TCE
Publicidade CIESA
Publicidade UEA

Mais Recentes