Ir para o conteúdo

Rejeição alta é fantasma para Amazonino nesta eleição

A três meses das eleições municipais, sem ainda as definições dos nomes dos candidatos à Prefeitura de Manaus e seus respectivos vices, um dado pode interferir defitivamente no desempenho dos candidatos: a rejeição. E o ex-governador Amazonino Mendes (Podemos), que aparece na frente nas primeiras pesquisas, também aparece com alto índice de rejeição entre os entrevistados.

Apesar de liderar a última pesquisa da EAS Consultoria Estatística, com 29,1% (na média de quatro cenários), Amazonino apresentou 17,4% de rejeição do eleitorado de Manaus.

Com 80 anos de idade, mexe também com Amazonino, e o seu grupo, o fato de seu principal adversário político nessa corrida ser o ex-deputado e ex-governador David Almeida (Avante). Ele, que liderou as pesquisas em 2019, quando Amazonino ainda não estava pré-candidato, se mantém em segundo lugar nas pesquisas de 2020, sempre com baixo índice de rejeição, com 2,1%, na última pesquisa do instituto Pontual, e 6,2%, na pesquisa da EAS.

Analistas políticos observam que essa polarização entre Amazonino e David, apresentadas nas pesquisas, deve colocar os dois no segundo turno das eleições deste ano, que acontecerá no dia 15 de novembro (1º turno) e 29 de novembro (2º turno).

Até lá, a vitória do novo prefeito de Manaus vai depender de quem errar menos na campanha em busca do alto número de eleitores que, de acordo com a pesquisa espontânea da EAS não sabem em quem vão votar, chegando a 45,7% do eleitorado manauara.

Publicidade ATEM
Publicidade TCE
Publicidade CIESA
Publicidade BEMOL
Publicidade UEA

Mais Recentes