BLOG DO MÁRIO ADOLFO
Você gostaria de receber notificações em tempo real e não perder nenhuma notícia importante?
Cancelar
Aceitar

Bookmarks

You haven't yet saved any bookmarks. To bookmark a post, just click .

Rede de assistência infantil do Estado já atendeu 80 mil crianças e adolescentes em 2020


Os Hospitais e Prontos-Socorros infantis atenderam cerca de 80 mil crianças e adolescentes com diferentes enfermidades, em 2020, na rede de assistência da Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM). Ao todo, a rede conta com 409 leitos destinados aos cuidados pediátricos, em cinco unidades urgência e retaguarda em Manaus.

Os atendimentos de urgência e emergência na capital são realizados em três hospitais e prontos-socorros infantis, nas zonas Leste, Oeste e Sul. Além disso, a rede tem 11 Unidades e Serviços de Pronto Atendimento (UPAs e SPAs), que contam com médicos pediatras 24 horas e com as unidades de retaguarda, Hospital Infantil Dr. Fajardo e Instituto de Saúde da Criança do Amazonas (Icam), que somam, ao todo, 644 leitos disponíveis.

A área infantojuvenil, conforme o secretário da SES-AM, Marcellus Campêlo, é uma das mais fortes do Estado e, mesmo durante a pandemia, nunca alcançou superlotação da rede, mantendo-se normalmente com baixa taxa de ocupação de leitos. “Nós temos as portas de entrada tanto nos SPAs, mas principalmente de Hospital e Pronto-Socorros especializados para Criança, temos o apoio do Hospital Fajardo, aqui do Icam”.

Hospital Delphina Aziz - Apesar de se tornar unidade de retaguarda hospitalar para adulto, o Hospital Delphina Aziz vai ofertar apoio diagnóstico de imagem e ambulatorial na área pediátrica.

A unidade será referência para os três hospitais e pronto-socorros da criança e para atendimento da fila de espera do sistema de regulação. Exames como ressonância por sedação, tomografia e consultas em especialidades como cardiologia, endocrinologia e neurologia serão realizados no Delphina Aziz, ampliando a rede de assistência infantojuvenil.

Redação BMA

Redação BMA

As principais notícias do Amazonas, do Brasil e do mundo. Mais de 40 anos de jornalismo com credibilidade.