Ir para o conteúdo

Reajuste de quase 15% na conta de energia para o Amazonas é confirmado

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) divulgou, na última terça-feira (30), o reajuste anual médio de 14,89%% para a tarifa de energia do Amazonas. O novo valor da tarifa entra em vigor a partir desta quinta-feira (01) para as 998 mil unidades consumidoras do estado.

Ao calcular o reajuste, conforme estabelecido no contrato de concessão, a considera a variação de custos associados à prestação do serviço. No caso da Eletrobras Distribuição Amazonas, o que mais contribuiu para o reajuste foram os gastos com compra de energia. Um dos fatores foi o aumento do preço médio de energia no Ambiente de Contratação Regulada (ACR Médio), que precifica a aquisição de energia nos Sistemas Isolados. A Amazonas tem custos de compra de energia com a parte do estado interligada e com a parte isolada. Os custos com o risco hidrológico também impactaram o reajuste.

Em virtude de liminar judicial emitida pelo MPF/AM, não há aplicação das bandeiras tarifárias na área de concessão do Amazonas. De acordo com a Aneel, os consumidores conectados ao Sistema Interligado Nacional (SIN) não percebem o benefício da redução do impacto da variação do custo de energia proporcionado pelo acionamento mensal das bandeiras tarifárias. Caso as bandeiras tivessem sido aplicadas nos meses de agosto de 2017 a julho de 2018, a distribuidora arrecadaria cerca de R$ 99,75 milhões e o potencial de redução no processo tarifário seria de 3,65%.

Os reajustes tarifários tem permitido a Distribuidora manter os investimentos no sistema elétrico, com a construção de subestações, linhas de transmissão, intensificado de ações de combate às perdas, bem como a extensão e reforma de centenas de quilômetros de redes de distribuição e a automação do sistema, visando à expansão da oferta e à melhoria dos padrões de qualidade do serviço.

Publicidade ATEM
Publicidade TCE
Publicidade CIESA
Publicidade BEMOL
Publicidade UEA

Mais Recentes