Ir para o conteúdo

Proteja os pequenos contra o Sarampo. A vacina é a melhor forma de prevenção

O sarampo é uma doença viral, infecciosa aguda, transmissível e extremamente contagiosa. Sua transmissão ocorre através do contato direto com uma pessoa infectada, por meio de gotículas expelidas ao tossir, espirrar, falar ou respirar.

Pela vulnerabilidade, as manifestações clínicas do sarampo tendem a aparecer, principalmente em crianças. Por isso, a Prefeitura de Manaus orienta pais e responsáveis que levem os bebês a partir de 6 meses e crianças de até 5 anos de idade para tomar a vacina como forma de prevenir o sarampo. A vacinação é a forma mais eficaz de evitar a doença, impedindo o avanço na cidade e interrompendo a cadeia de transmissão.

Em Manaus, além da vacina disponível nos postos de saúde, outras estratégias foram preparadas ao longo das últimas semanas para intensificar o combate ao sarampo. Entre elas, está a visita de agentes de saúde de casa em casa nas áreas mais afetadas, bloqueio e intensificação vacinal, reforço da vacinação nas unidades de saúde, convocação de enfermeiros e técnicos de enfermagem aprovados no processo seletivo de 2017 para fortalecer as ações das equipes e ampla campanha de comunicação.

 

CONHEÇA PARA SE PREVINIR

Quais são os sintomas da doença?

Os sintomas são febre e manchas vermelhas na pele, acompanhadas de tosse, coriza ou conjuntivite.

Quem deve se vacinar?  

Devem ser vacinados, prioritariamente, bebês a partir de 6 meses e crianças de até 5 anos de idade.

Onde encontrar a vacina?

A vacina está disponível em 183 unidades da Rede Pública de Saúde de Manaus. Você pode consultar a localização das unidades pelo link https://goo.gl/1GXUjF

Quais são os documentos necessários?

Apenas o cartão de vacinação.

 

DÚVIDAS FREQUENTES:

As crianças que estão em dia com o cartão de vacinação precisam ser vacinadas?

Não, elas já estão protegidas.

É possível apresentar reação após a aplicação da vacina?

É muito raro aparecerem reações.

Como tratar o sarampo?

O tratamento acontece de acordo com os sintomas apresentados e conforme indicação médica. A recomendação, em caso do aparecimento da doença, é procurar auxílio médico e não se automedicar.

 

PARA MAIS INFORMAÇÕES

Disque Saúde 0800-28-08-280 ou acesse semsa.manaus.am.gov.br.

 

Publicidade TCE
Publicidade CIESA
Publicidade UEA

Mais Recentes