Ir para o conteúdo

Projeto ‘Nosso Centro’ quer resgatar prédio histórico em parceria com o TCE

A arquitetura pode ser cheia de afetividade, intimista, humana e rica em detalhes históricos. Com esse olhar, a Prefeitura de Manaus se debruça nas ações iniciais e de conceitos de projetos para o “Nosso Centro”, lançado pelo prefeito David Almeida, na segunda quinzena de junho, dentro do programa de crescimento econômico e social “Mais Manaus”, que prevê investimentos da ordem de R$ 1,2 bilhão nos próximos anos.

E esse mesmo olhar foi compartilhado pelo presidente do Tribunal de Contas do Estado (TCE-AM), conselheiro Mario de Mello, e com a equipe técnica da prefeitura, durante tratativas sobre uma área especial do centro histórico.

Trata-se de onde funcionou a primeira sede da corte de contas do Estado, um prédio histórico localizado na região do conhecido complexo do Boothline. “Ainda é um plano embrionário, mas estamos muito entusiasmados. Com certeza o tribunal gostaria de fazer a gestão desse prédio emblemático. Estamos alinhando para dar continuidade a essa obra, que será muito importante para a história da corte e a história do Amazonas”, disse o presidente do TCE-AM.

Local onde funcionou a primeira sede da corte de contas do Estado 

Pesquisa e turismo

Além do resgate da historicidade e do turismo no Centro Histórico de Manaus, onde teve início a memória do TCE, a corte apresentou como ideia para o projeto de revitalização, a reativação do funcionamento do prédio para trabalhos da instituição.

Fora as grandes reformas estruturais para tornar o bem visualmente turístico, o tribunal estuda tornar ali uma base de estudos, contribuindo com pesquisas direcionadas às atividades exercidas.

Segundo Carlos Valente, a primeira sede operacional do TCE, na sua plenitude, ocupou uma área no complexo, num hiato de tempo de 70 anos. O diretor do Implurb acrescentou que os trabalhos vão servir para mostrar à sociedade fatos da história e como o TCE se posiciona em relação ao século XXI.

Publicidade ATEM
Publicidade TCE
Publicidade CIESA
Publicidade BEMOL
Publicidade UEA

Mais Recentes