Ir para o conteúdo

Projeto implanta serviço com castramóvel e faz doação de ração no Amazonas

Atendimento veterinário em castramóvel e doação de ração a cuidadores e protetores de animais são algumas das ações que serão implementadas em municípios da Região Metropolitana de Manaus. As ações serão executadas pela Fundação Amazônia Sustentável (FAS), com supervisão da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema), dentro do projeto “Apoio à formulação, implementação e execução da Política Estadual do Bem-estar Animal e da Fauna Doméstica''.

O projeto tem o objetivo de trabalhar no controle populacional de cães e gatos na região, garantindo o bem-estar desses animais por meio de ações como castração cirúrgica e atendimento veterinário. As intervenções acontecerão em Manaus, Manacapuru e Novo Airão, e nas Reservas de Desenvolvimento Sustentável (RDS) Rio Negro e Puranga Conquista e na Área de Proteção Ambiental (APA) do Rio Negro.

O primeiro ‘castramóvel’ que será utilizado no atendimento já foi adquirido, com previsão de chegada ainda neste mês de fevereiro.

Outra ação já em andamento do projeto é a doação de ração para protetores e cuidadores de cães e gatos. O objetivo é auxiliar o trabalho de quem atua na causa da proteção da fauna doméstica no Amazonas por meio da doação de ração animal. Os interessados podem se candidatar até o dia 5 de março acessando o edital e sua retificação na página da FAS através do link Projeto Bem-estar Animal e Fauna Doméstica.

Segundo a gestora do projeto na FAS, Camila Pires, a iniciativa em prol de políticas públicas para animais é nova, não só dentro da Fundação, como no Estado do Amazonas. Ela explica que garantir o bem-estar da fauna doméstica também é uma questão de saúde pública.

“Quando falamos de saúde única, englobamos a saúde dos seres humanos, do ambiente e dos animais. A relação do ser humano com seus animais é muito próxima e traz diversos benefícios para os dois lados, mas quando existe algum desequilíbrio ou falta de cuidados, podem surgir problemas como o risco de transmissão de doenças [zoonoses], por exemplo. Por isso, atuar nessa iniciativa se faz importante, para cuidar dos animais, que merecem nosso cuidado, e por questões de saúde pública”, explica a gestora.

Sobre o projeto

A construção da Política Estadual do Bem-Estar Animal e da Fauna Doméstica será executada através do apoio da Fundação Amazônia Sustentável (FAS) por meio de emenda parlamentar de autoria dos deputados estaduais Joana Darc (PL) e Saullo Vianna (PTB), com supervisão técnica da Secretaria de Estado do Meio Ambiente (SEMA). O projeto tem como objetivos o levantamento do contexto regional do bem-estar animal e da fauna doméstica no Amazonas, o apoio na elaboração da Política Estadual e a implementação de ações práticas desta política pública no estado.

Publicidade ATEM
Publicidade TCE
Publicidade CIESA
Publicidade BEMOL
Publicidade UEA

Mais Recentes