Ir para o conteúdo

Projeto idealizado por Joana Darc vai castrar 10 mil animais no interior

Joana Darc explica que o objetivo é chegar nos locais de difícil acesso, onde não tem veterinários, atendendo os animais de pessoas carentes e de rua, de forma a promover o controle populacional de cães e gatos nas comunidades

Idealizadora do projeto que vai castrar 10 mil animais no Amazonas  no interior e comunidades indígenas isoladas, na qual destinou emendas parlamentares, a deputada estadual Joana Darc (União Brasil) está fiscalizando ações dos Castramóveis que já estão percorrendo a calha do Rio Negro desde deste sábado (16). As ações serão realizadas pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente – SEMA.

Um fato histórico no Estado do Amazonas, as unidades de castração serão levadas por meio de uma embarcação, iniciando o percurso pelos municípios de Barcelos, Santa Isabel do Rio Negro e São Gabriel da Cachoeira.

Os trabalhos contarão com as equipes de veterinários voluntários e do Projeto Veterinários na Estrada, que vieram de Minas Gerais exclusivamente para ajudar no mutirão de castração.

Joana Darc explica que o objetivo é chegar nos locais de difícil acesso, onde não tem veterinários, atendendo os animais de pessoas carentes e de rua, de forma a promover o controle populacional de cães e gatos nas comunidades. “Vamos castrar o maior número de cães e gatos possíveis. A castração é muito importante, pois só por meio dela é possível ter um controle de nascimento dos animais, diminuindo o número de abandono e sofrimento deles por fome, maus-tratos e falta de cuidados humanos. Além disso, com menos cães e gatos nas ruas reduz-se a incidência de doenças transmitidas pelos animais aos seres humanos”, explicou.

A parlamentar enfatiza também o apoio do Governador Wilson Lima que tem sido sensível às causas que defende. “Sou muito grata ao governador Wilson Lima, pois é graças ao seu apoio, que  pela primeira vez, o Estado do Amazonas tem tido políticas públicas para os animais”, disse.

Na Estrada

O projeto Veterinários na Estrada, iniciou em 2008 quando a médica veterinária, Dra. Amélia Oliveira, teve o conhecimento que, no Brasil, existiam algumas cidades que não tinham veterinários para cuidar dos animais.
A equipe é composta por 7 veterinários que já percorreram mais de 80 cidades em vários estados brasileiros, sendo realizados mais de 190.000 (cento e noventa mil) castrações desde o início do projeto.

Para a veterinária a implementação de novas políticas públicas no âmbito da proteção animal, alinhada à vontade política de realização de projetos como este, fortalece não somente a saúde dos animais, mas também a saúde de toda uma população.

“A esterilização animal tornou-se um dos pilares da saúde pública e consequentemente para o bem estar social. A Castração previne novos animais nas ruas, disseminação de doenças zoonóticas, evita acidentes automobilísticos, evita abandonos de filhotes em praças, terrenos baldios e até mesmo nas ruas e  melhora a qualidade de vida dos animais, além de proporcionar uma vida mais longa aos animais beneficiados com a castração”, relata.

Publicidade ATEM
Publicidade TCE
Publicidade CIESA
Publicidade BEMOL
Publicidade UEA

Mais Recentes