Ir para o conteúdo

Programa de Pós-Graduação da UEA realiza XI SECAM

O Programa de Pós-Graduação em Educação em Ensino de Ciências da Universidade do Estado do Amazonas (UEA) realizará nos próximos dias 9, 10 e 11 de outubro, na Escola Normal Superior (ENS), localizada na avenida Djalma Batista, o XI Simpósio de Educação em Ciências na Amazônia (SECAM) com o tema “Políticas Públicas para a Democratização da Ciência em debate”.  

O evento tem como público alvo docentes-pesquisadores, alunos de graduação e pós-graduação, professores da educação básica, profissionais ligados à divulgação científica e cidadãos interessados em discutir a Educação e o Ensino de Ciências. Serão apresentados trabalhos em diversos formatos, sendo eles: roda de conversa, exibição de vídeos, exposição de fotografias e mostra de material didático produzido pelos pesquisadores/professores.

No primeiro dia do SECAM, 9 de outubro, quarta-feira, os destaques serão o “Colóquio Ierecê Barbosa” às 15h, com o estudo de uma das obras da pesquisadora, mestre em comunicação e doutora em educação, professora do programa, falecida em março de 2018. O colóquio sobre a obra “O Leilão” será apresentada por Carmem Érica Lima de Campos Gonçalves. A conferência de abertura será proferida pela professora doutora em educação Alice Casimiro, da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), às 19h, que falará sobre “Currículo em tempo de Guerra Cultural”. 

No segundo dia, 10 de outubro, quinta-feira, serão realizadas pela manhã, diversas oficinas e minicursos organizados na Escola Normal Superior (UEA), na av. Djalma Batista e no Museu Amazônico (UFAM), na rua Ramos Ferreira. No turno da tarde, ocorrerão as exposições de banner, material didático, fotografia e vídeos. Além disso, será realizado o “Café com Ciência” no qual será debatido o tema “(Des) políticas públicas para a Ciência” tendo como integrantes da discussão o professor Dr. Mauro Comes da Costa e o professor Dr. Roberto Sanches M. Sobrinho, ambos representando a UEA; pela Secretaria de Educação do Amazonas (SEDUC), a professora esp. Thelma de Oliveira Prado e pela Secretaria Municipal de Educação (SEMED), a professora Dra. Márcia Seixas de Castro. 

No terceiro e último dia, 11 de outubro, sexta-feira, durante toda a manhã ocorrerão as apresentações dos trabalhos em formato de roda de conversa. À tarde, ocorrerá a conferência de encerramento, às 14h, tendo como palestrante a professora Dra. Olívia Sena, que falará sobre “Os desafios das Políticas Públicas para a Democratização das Ciências na Amazônia”. É importante ressaltar que todos os dias teremos show musical e exposições de obras que retratam o tema do evento e o contexto amazônico, além de editoras que estarão concedendo preços especiais para os participantes do evento.  

Os interessados em participar das palestras, oficinas e minicursos, poderão se inscrever na quarta, dia 9 de outubro, a partir das 15h, no auditório da ENS, mediante o pagamento da taxa de inscrição no valor de R$ 40,00. Aos partícipes serão ofertados certificados de participação após o evento.

Publicidade TCE
Publicidade CIESA
Publicidade UEA

Mais Recentes