Ir para o conteúdo

Professor Vicente Nogueira é o novo secretário da Seduc-AM

O governador do Amazonas, Wilson Lima, deu início,  na manhã desta segunda-feira (02/09), na Ponta Negra, zona oeste de Manaus, a programação oficial da Semana da Pátria e do Amazonas 2019. Na ocasião, o governador também anunciou o nome do novo titular da Secretaria de Estado de Educação (Seduc-AM), professor Vicente Nogueira.

Vicente Nogueira substitui o também professor Luiz Castro, que deixou a pasta na última semana em razão de problemas de saúde. “Nesta semana, ele já começa a tomar par das situações da secretaria e, na semana vem, deverá apresentar um plano de trabalho”, afirmou o governador. 

Segundo Wilson Lima, entre as prioridades de Nogueira na Seduc-AM está a missão de solucionar o problema do transporte escolar. “No momento, o maior problema que temos enfrentado está relacionado ao transporte escolar. Quando assumimos o governo, não havia nenhum plano referencial a este tema. Tivemos que georreferenciar todos esses trajetos do transporte escolar no Amazonas, principalmente o do interior, que é o mais preocupante, e já temos um processo pronto”, adiantou o governador.

Também presente na solenidade, Vicente Nogueira afirmou ter recebido com muita alegria e determinação o convite do governador para assumir a Seduc-AM. “Fiquei muito honrado com a oportunidade e, agora, minha mente, coração e energia vão para os quase 500 mil alunos e para os professores da rede estadual, que são fundamentais para a transformação que buscamos em nosso Estado”, frisou o novo secretário de Educação.

Currículo – Formado pela Universidade Federal do Amazonas (Ufam) em Engenharia (com mestrado no Instituto de Tecnologia de Massachusetts – MIT – e doutorado na Colorado State University) e Direito, Vicente Nogueira foi quem estruturou a Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação da Ufam. Foi ele também quem implantou o primeiro mestrado em Ciências do Ambiente, na própria Ufam, onde é professor titular. Ainda na área acadêmica, foi diretor da antiga Utam e depois da Escola Superior Tecnologia, além de reitor da Uninorte.

Ele também estruturou a criação do Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam) e do Centro de Educação Tecnológica do Amazonas (Cetam). Vicente Nogueira é apontado ainda como o autor da sugestão de criação da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), ao então governador Amazonino Mendes. Foi secretário de Educação do Estado (Seduc-AM) e secretário de Educação do Município (Semed).

Publicidade TCE
Publicidade CIESA
Publicidade UEA

Mais Recentes