Ir para o conteúdo

Dito & Feito - Principal cabo eleitoral do PT, Lula manda recado ao candidato de Manaus, Zé Ricardo

Bem que a assessoria de José Ricardo (PT) tentou, mas a internet não ajudou e a mensagem que o ex-presidente Lula enviou ao candidato a prefeito de Manaus acabou não sendo exibida no dia da convenção petista, domingo,  13/09.

O conteúdo só foi revelado depois que o candidato a prefeito de Manaus  recebeu pessoalmente a mensagem gravada.  De acordo com Zé Ricardo, na live gravada o ex-presidente reforçou o discurso de que prefeito do PT tem que andar no meio do povo e focar na vida das pessoas. De paletó preto e camisa branca, sem gravata, Lula disse que “um capitulo extremamente importante na luta para reconstrução do Brasil que nós sonhamos começa agora, com   a campanha eleitoral de 2020.

— O Partido dos Trabalhadores,  que sempre trabalhou para o Brasil, dá a largada e apresenta com vontade e determinação   suas  propostas para uma acidade melhor – disse Lula.

Larga na vantagem

O ex-presidente também fez questão de lembrar “a cada companheiro e a cada companheira” que o PR larga na vantagem “porque temos um legado extraordinário a apresentar nessa campanha”.

— Ao cuidar do Brasil, durante 23 anos  os governos do PT cuidou  de cada cidade desse país. Da  maior metrópole ao menor município, sem discriminar nenhum prefeito ou partido.

Com unhas e dentes

Nessa campanha precisamos defender com  unhas e dentes  o legado do PT. Vamos lembrar a cada eleitor e a cada eleitora que quem defende você é o  PT.

“Zé Ricardo preparado”

A partir de cada a cidade desse país vamos juntos reconstruir o nosso querido Brasil.

— Por isso, em Manaus,  José Ricardo está preparado para fazer as mudanças  que o nosso povo precisa. Vamos  com o partido dos Trabalhadores, vamos com José Ricardo.

Depois do impeachment

Lula está mesmo disposta a participar ativamente dos palanques, com entrada em cena  através de vídeos em apoio aos nomes do PT nas Capitais. Após o impeachment de Dilma, o PT está mobilizado este ano para tentar se reerguer em prefeituras.

O tempo de Nonato

A política de Iranduba – região metropolitana de Manaus – perdeu para a Covid-19  o ex-prefeito e ex-deputado Nonato Lopes. Remanescente da antiga escola política de Amazonino Mendes, de quem foi secretário de segurança no primeiro governo, elegendo-se logo em seguida deputado estadual. Nonato era pré-candidato a prefeito de Iranduba e andava animado porque, segundo fontes, dificilmente perderia a eleição.

Memórias de sangue

Um fato envolvendo o assassinato do jornalista Luiz Otávio,  em 29 de dezembro de 1988 marcou a gestão de Nonato Lopes na secretaria de Segurança. O corpo de Luiz Otávio foi encontrado na BR-319 (Manaus-Porto Velho), amarrado,  com quatro tiros na cabeça e no pescoço.

Nonato era pré-candidato a prefeito de Iranduba

Protesto no palácio

Como os principais suspeitos eram da polícia civil os jornalistas levaram o caixão com o copo do  repórter de polícia  para frente do Palácio Rio Negro, na avenida Sete de setembro onde aos gritos exigiam justiça e a prisão dos suspeitos.

Rabo de foguete

No dia do protesto,  governador Amazonino não estava em Manaus e coube a Nonato enfrentar o rabo de foguete. Na hora do protesto, o secretario de segurança chamou os diretores do sindicato ao gabinete do governador.

Recorreu a Kennedy

Depois de ouvir os jornalistas,  alisando lentamente o negro bigode, Nonato Lopes soltou a pérola:

— Eu entendo a luta de vocês. Mas, meus amigos, se até hoje ninguém sabe quem matou John Kennedy e vocês já querem que eu saiba quem matou o Otávio em 24 horas? Os diretores do Sindicato dos Jornalistas se retiraram indignados.

Baranda se aliançou

Dificilmente a oposição vai conseguir barrar o quarto mandato do prefeito Bi Garcia na prefeitura de Parintins. Agora, até a adversária mais ferrenha de BI, Graça Baranda (MDB) – cujo maio subiu em seu palanque, justificando que  “Deus é escolhe o nosso caminho”.

O bonde Bi

Nada menos que 15 partidos – reunindo todos os grupos políticos de Parintins – reforçam o leque de alianças do prefeito Bi rumo à reeleição. Senão vejamos: MDB,  Avante, Pros, PSD, PSL, PSDB, PC do B, PDT, PL, Solidariedade, Podemos, Progressistas, PRTB, Republicanos e PMN. Como se comprava na lista de partidos que compõem o bonde de Bi Garcia, até mesmo os velhos comunistas se aliançaram.

A convenção aconteceu no último domingo 

Jingle de David

O jingle de campanha do candidato David Almeida (Avante) a prefeito de Manaus  está no forno. O encarregado da música é o compositor Américo Madrugada, que já emplacou jingles em outras campanhas e algumas marchinhas na Bica.

Refrão pega

Ao menos o refrão, mostrado por Madrugada em primeira mão à esta coluna ,  já está pegando:

“Brilha a estrela no céu/ David Almeida pra tirar o seu chapéu/ Vamos lá rapaziada/ 70 neles tá na hora de virar/ Manaus brilha no meu peito/ David Almeida na cabeça é o meu prefeito...”

Dinossauros

Aliás, falando em David, o candidato vai contar com  a experiência de ex-deputados na estratégia de campanha. Nada menos que dois “dinossauros” da política baré estão trabalhando em sua campanha:  Janjão  e Nonato Oliveira.

Pra não dizer que...

Ainda falta muito para Manaus ser uma cidade verde e ter seus canteiros repletos de flores, como em algumas cidades do país. No entanto, temos que reconhecer que já avançou muito em  relação ao que era.

... Não falei de flores

Agora a Prefeitura anunciou que a  capital do Amazonas terá novos projetos de paisagismo em mais 35 locais a partir da próxima segunda-feira, 14/9.

O anúncio foi feito pela presidente da Comissão Especial de Paisagismo e Urbanismo da Prefeitura de Manaus, a primeira-dama Elisabeth Valeiko Ribeiro.

Mais 35 pontos da capital receberão projetos de paisagismo 

Venda casada

A Assembleia Legislativa  aprovou o Projeto de Lei proibindo a venda de combos de TV, Internet e telefonia por assinatura. De autoria da deputada Joana Darc (PL),  a Lei deve mudar a forma de contratação destes produtos. Se sancionada a Lei,  os  consumidores estarão livres das tentativas de ‘vendas casadas’ por parte das empresas de telecomunicações.

Recado de Bachelet

A alta comissária da ONU para Direitos Humanos, Michelle Bachelet, alertou para o crescente envolvimento militar nos assuntos públicos no Brasil. Num discurso de abertura no Conselho de Direitos Humanos da ONU, nesta segunda-feira em Genebra, a chilena ainda denunciou os ataques contra ativistas e jornalistas no país. Além do desmonte de mecanismos de participação da sociedade civil na formulação de políticas públicas.

Assassinatos

Barchelet  disse que no Brasil, o Conselho de Direitos Humanos da ONU vem  recebendo relatos de violência rural e despejos de comunidades sem terra, bem como ataques a defensores dos direitos humanos e jornalistas.

— Isso com pelo menos 10 assassinatos de defensores dos direitos humanos confirmados este ano –, denunciou a ex-presidente do Chile.

Denúncia na ONU

Essa não é a primeira vez que Bachelet ataca a situação das forças de ordem no Brasil. Em 2019, ela também criticou a violência policial e destacou a redução do espaço cívico no país.

Fã do Pinochet

Horas depois, o presidente Jair Bolsonaro a criticou e fez uma apologia ao general Augusto Pinochet. O pai de Bachelet, um militar, havia sido morto por Pinochet. Ela e sua mãe foram torturadas e tiveram de se refugiar na Europa.

ÚLTIMA HORA

O Big Waves Awards 2020, considerado o Oscar das ondas gigantes, confirmou: a brasileira e surfista profissional, Maya Gabeira, fez história no esporte e vai para o Guinness. Maya foi premiada na categoria “Maior Onda do Big Arwards 2020”. Ela bateu o próprio recorde mundial feminino na semana passada ao pegar uma onda de 22,4 metros de altura, equivalente a um prédio de 7 andares.

Maya Gabeira bateu o próprio recorde mundial feminino ao pegar uma onda de 22,4 metros de altura

Assim, a WSL – World Surf League – validou e a Maya Gabeira vai para o Guinness World Records com o título de Maior Onda Surfada – Sem Limites – Feminino. O recorde anterior também era dela, quando surfou em uma onda de 20 metros em 2018, no mesmo local, em Nazaré, Portugal.

ORGULHO

Angelina Jolie doou uma quantia não revelada a duas crianças britânicas que vendem limonada em Londres, pra ajudar pessoas que sofrem com a crise humanitária no Iêmen, país do Oriente Médio assolado por distúrbios civis há décadas. Os garotinhos de 6 anos, Ayaan Moosa e Mikaeel Ishaa tiveram a ideia de montar uma barraquinha, em julho, após descobrirem a situação daquele país. O pai de Ayaan Moosa, Shakil Moosa, de 37 anos, disse à CNN que a estrela de “Malévola” contatou a família por meio de um agente há três semanas e se ofereceu para fazer uma doação.

VERGONHA

Os dados são realmente alarmantes. Em plena pandemia de coronavírus, ao menos 3.148 cidadãos foram mortos por policiais no primeiro semestre deste ano em todo o País, atesta o Monitor da Violência, fruto de uma parceria do Núcleo de Estudos da Violência da USP, do Fórum Brasileiro Segurança Pública e do portal G1. O número é 7% mais alto que o registrado no mesmo período do ano passado, quando foram contabilizadas 2.934 mortes. Apenas o governo de Goiás não forneceu dados. OO Rio de Janeiro segue na liderança 775 mortos. m São Paulo, um novo recorde. De janeiro a junho, as polícias civil e militar mataram, juntas, 514 “suspeitos”, alta de 20% na comparação com o mesmo período do ano passado, segundo dados divulgados pela Secretaria de Segurança Pública estadual.

Publicidade TCE
Publicidade CIESA
Publicidade UEA

Mais Recentes