BLOG DO MÁRIO ADOLFO
Você gostaria de receber notificações em tempo real e não perder nenhuma notícia importante?
Cancelar
Aceitar

Bookmarks

You haven't yet saved any bookmarks. To bookmark a post, just click .

Obras do primeiro Cime de Manaus avançam no Distrito Industrial


O primeiro Centro Integrado Municipal de Educação (Cime), construído pela Prefeitura de Manaus, já começa a tomar todas as providências para a formação do corpo técnico e preparação de matrículas dos mais de 1,6 mil alunos a serem atendidos neste ano letivo. “Em matéria de escola pública, não tem igual no Brasil”, disse o prefeito Arthur Virgílio Neto ao visitar a obra no Ramal do Brasileirinho, no Distrito Industrial 2, zona Leste, nesta segunda-feira, 6/1.

“Nós temos sala de música, brinquedoteca, 12 salas de aula em cada uma das unidades (ensino fundamental e infantil), uma belíssima quadra de esporte. É uma escola que nos faz muito feliz, principalmente quando falamos com as pessoas que já estão buscando a matrícula de seus filhos e isso já vai poder ser feito logo. Vamos oferecer para elas uma escola que não tem igual em Manaus”, afirmou o prefeito.

O novo Cime, construído em padrões modernos de engenharia, recebe os últimos retoques antes de ser repassado à Secretaria Municipal de Educação (Semed) e será destinado às práticas pedagógicas que têm elevado Manaus em todos os indicadores da educação básica, nascendo com a missão de dar às crianças e jovens do entorno, igualdades de condições e de oportunidades.

O prefeito disse, ainda, que os modelos de construção e funcionamento dos novos Cimes representam um novo parâmetro na educação municipal. “Temos avançado tanto na educação e muitas vezes com escolas precárias. Então, isso aqui é a realização de um sonho e o pontapé inicial para nós mudarmos o aspecto físico das escolas e aumentar ainda mais o rendimento dos alunos”, disse.  “A nossa luta é ter essas escolas em que as pessoas comecem em pé de igualdade. É isso que nós queremos”, completou Arthur.

Cada um dos Cimes comporta a estrutura de um Centro Municipal de Ensino Infantil (Cmei), com capacidade para atender até 400 crianças, e uma escola de ensino fundamental, que atenderá até 1,2 mil alunos, totalizando até 1,6 mil novas vagas por complexo educacional. Os Cimes estão localizados nos bairros Jorge Teixeira, Distrito Industrial 2 e Gilberto Mestrinho, na zona Leste, e Lago Azul, na zona Norte.

As construções das unidades fazem parte do Projeto de Expansão e Melhoria Educacional da Rede Pública Municipal de Manaus (Proemem), com recursos do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) de US$ 52 milhões. A Prefeitura tem como contrapartida a construção de sete creches.

Mário Adolfo Filho

Mário Adolfo Filho

Jornalista, formado pela Universidade Federal do Amazonas. Com passagem por grandes jornais de Manaus, Prefeitura de Manaus, Câmara Municipal de Manaus e Câmara dos Deputados.