Ir para o conteúdo

Primeiro ano do governo Wilson Lima reduziu até 10% criminalidade no Estado

As ações de segurança pública, no primeiro ano de mandato do governador Wilson Lima, tiveram impactos positivos na redução da violência, com a queda dos seis principais indicadores criminais. Considerando os casos de homicídios, latrocínios e lesão corporal seguida de morte, os chamados “Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLI)”, a redução chegou a 10% em todo o Estado.

Um bom termômetro da melhora nos dados é o Atlas da Violência, divulgado, nesta quinta-feira (27/08), pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública, e que mostra um cenário de criminalidade pior em 2018, antes da implementação da nova política de segurança do Governo Wilson Lima, sob a coordenação do secretário de Segurança, coronel Louismar Bonates.

Produzido em parceria com o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA), com dados de 2018, o Atlas da Violência compila os indicadores de criminalidade de todo o País e é feito com base nas informações fornecidas pelas secretarias de Segurança dos estados. Eles mostram que há dois anos, a violência era maior no Amazonas.

Em 2019, houve reforço de operações policiais, implementação de novos programas e a entrega de novos equipamentos para as forças policiais. Na capital, esse maior aporte ajudou a derrubar seis indicadores de criminalidade, conforme dados da Secretaria de Segurança Pública (SSP-AM), os mesmos usados em todas as edições do Atlas da Violência.

Capital - Os homicídios fecharam com queda de 5,8%. Foram 840 casos, 52 a menos que em 2018. Foi o menor patamar para o crime nos últimos três anos. Além de diminuir o número de casos, as polícias aumentaram em 26% as prisões de suspeitos.

Os roubos seguidos de morte, definidos na lei como latrocínios, também apresentaram redução de 25% no ano passado, totalizando 39 casos, o menor patamar em seis anos. Os indicadores da SSP-AM também mostram redução de 5,3% nos casos de roubo. Foi a primeira vez, nos últimos cinco anos, que o indicador teve redução de um ano para o outro.

Publicidade TCE
Publicidade CIESA
Publicidade UEA

Mais Recentes