Ir para o conteúdo

O diretor da Vara de Execuções Penais (VEP), juiz Ronnie Frank Stone, anunciou nesta segunda-feira, 5, que os presos que cumprem pena no regime semiaberto do Complexo Penitenciário Anísio Jobim (Compaj), no Km 8 da BR-174, em Manaus, vão ganhar um novo endereço na área urbana da cidade. Em fevereiro, a Justiça havia determinado a desativação do prédio do semiaberto do Compaj na BR-174. A informação foi divulgada pelo jornal A Crítica.

O magistrado, porém, não informou exatamente o novo endereço onde os presos vão ficar, mas há informações extra-oficiais de que o local ficaria no bairro Distrito Industrial, Zona Sul da capital, já que o Polo Industrial de Manaus (PIM) é onde há maior oportunidade de trabalho para mão de obra. A expectativa é que até o início do mês de abril a mudança já tenha sido feita.

Segundo o secretário de Estado de Administração Penitenciária (Seap), coronel Cleitman Coelho, atualmente os presos que estão progredindo do regime fechado para o semiaberto já estão saindo do presídio com a tornozeleira e indo para as ruas. Nesta segunda (5) pelo menos cinco presos que progrediram do fechado para o semiaberto já foram para casa. Segundo o secretário, os internos que já estavam no semiaberto vão ter os processos analisados para que seja verificado quem tem direito ou não de sair sob monitoramento eletrônico.

De acordo com a lei, os presos do semiaberto são autorizados por lei a saírem para trabalhar fora e voltar para a unidade prisional para dormir. Entretanto, há alguns deles que aproveitam para sair, cometer crimes e depois retornarem para a prisão.

Publicidade TCE
Publicidade CIESA
Publicidade UEA

Mais Recentes