Ir para o conteúdo

Presidente do Caprichoso interfere em eleição do Movimento Marujada, afirma chapa 3

A poucos dias de escolher seu novo presidente, o Movimento Marujada se depara com tentativas de influência e interferência externa no processo eleitoral – algo nunca visto nos 30 anos da associação cultural, de utilidade pública, sediada em Manaus.

Abrindo mão da neutralidade e da coerência, o presidente do Boi Caprichoso, Babá Tupinambá, declara abertamente apoio à Chapa 1, do empresário Luiz Pachêco. Empenhado na investida, o mandatário envolveu itens e segmentos do bumbá na campanha. Sócios do Movimento Marujada e torcedores azulados questionam e veem a postura arbitrária como preocupante para a democracia e liberdade de expressão.

Ex-Apresentador do Caprichoso, o cantor Fabiano Neves exalta o Movimento Marujada por nota em sua rede social e se diz preocupado com um ‘projeto inoportuno de centralização de poder’ do candidato em questão, apoiado por Tupinambá. “Nunca vi, enquanto artista, atuar em benefício do grupo abnegado que compõe o Movimento”, pontuou o artista.

O ex-presidente e sócio fundador, Rogério Jesus, afirma que o Movimento Marujada não se intimida com conteúdos que forjam apoio ao que denomina ‘chapa branca paraquedista’. “Nós que o fundamos, e nele trabalhamos há trinta anos, não vamos nos acovardar diante de filminhos produzidos sob pressão nos itens do boi”, afirmou.

A interferência externa na eleição do Movimento Marujada abre um perigoso precedente para atos de corrupção, como abuso de poder econômico e compra de votos – práticas presentes em processos eleitorais dos dois bumbás. Norma Elaine Medeiros condena a prática, defende a competência que a associação cultural tem para gerir seu processo eleitoral e se dirigiu ao presidente do Caprichoso. “Temos o maior respeito por você, não seja parcial ou injusto, não envolva nossos itens”.

A sócia fundadora salientou a independência com a qual sempre foram conduzidas as eleições no Movimento Marujada. “Enquanto fizemos sozinhos, sem a interferência de presidente do boi, nunca tivemos problemas”, desabafou. “Nossas divergências sempre foram discutidas em reuniões e assembleias, é o que tem que continuar acontecendo”, disse, lembrando que o estatuto da associação cultural é soberano.

Candidaturas

Além da chapa 1, outras duas candidaturas estão inscritas no pleito: a de Higino Bomfim (chapa 2) e de Beto Vital (chapa 3). A eleição do Movimento Marujada ocorrerá na próxima quarta-feira (31), na Associação dos Servidores do Instituto Nacional de Pesquisas na Amazônia (Assinpa), das 18 às 21 horas. Podem votar associados efetivos e beneméritos.

O espaço do BLOG está aberto, caso o presidente do Caprichoso decida se manifestar.

Publicidade TCE
Publicidade CIESA
Publicidade UEA

Mais Recentes