Ir para o conteúdo

Você já ouviu falar em mundo VUCA? Essa é uma sigla que surgiu na década de 90 para ilustrar o cenário pós Guerra Fria. VUCA significa Volátil, Incerto, Complexo e Ambíguo.

Hoje esse termo continua sendo muito utilizado, sobretudo no universo empresarial, afinal, como falamos na coluna passada, as mudanças no mercado e na vida hoje tem sido muito rápidas e precisamos estar sempre preparados para imprevistos e incertezas.

Mas como nos preparamos para o amanhã se nem sabemos o que será dele? O ser humano é um bicho ansioso, mas fato é que para estarmos prontos para o futuro, devemos cuidar do nosso presente.

Vou dar um exemplo do esporte. O que seria do futebol profissional se não existisse o futebol amador? Sem o futebol de base, não teríamos descoberto nossos craques. O esporte sequer teria virado profissional se ele não tivesse existido de alguma forma. Se o esporte amador é tão importante o correto deveria ser voltarmos o olhar para eles e investir financeiramente, intelectualmente e fisicamente para que, quando esse time virar profissional, ele não dê vida apenas a um craque, mas sim para toda uma equipe formada por atletas imbatíveis, concordam?

O que acontece na realidade é que os investimentos só vão para quem já é grande, pra quem já está firmado. A base é sucateada, desaplaudida e abandonada.

É a mesma situação de quando você está procurando um emprego e só encontra vagas que pedem anos de experiência. E aquele jovem profissional cheio de talento que preparou a base dele com estudos por anos? Ele não tem uma chance só porque não têm anos de experiência? Imagina quantos excelentes profissionais algumas empresas perdem simplesmente por não confiar na base.

Não existe um adulto que nunca foi uma criança, não existe uma árvore que nunca foi uma muda ou uma semente. Para termos um futuro próspero precisamos cuidar da nossa base. O mundo é volátil, incerto, complexo e ambíguo. Não sabemos o que vem amanhã, mas sabemos o que temos nas mãos hoje e é nesse presente que está a chave do sucesso para o nosso futuro.

Esta coluna é piblicada semanalmente
Publicidade ATEM
Publicidade TCE
Publicidade CIESA
Publicidade BEMOL
Publicidade UEA

Mais Recentes