Ir para o conteúdo

Prefeitura lança “Zona Azul” no Centro para ordenar estacionamentos

A partir desta quarta-feira, 17, Manaus passará a adotar, em fase de teste e orientação, um novo sistema que vai organizar o fluxo de estacionamento de veículos no centro da cidade, o “Zona Azul”. No primeiro mês de implantação, até o dia 17 de fevereiro, não haverá cobrança de taxa pelo serviço. O trabalho dos monitores junto às vagas de estacionamento será apenas educativo, orientando os motoristas sobre o funcionamento do sistema.

A implantação do sistema de estacionamento rotativo do município segue diretrizes do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), visando a mobilidade urbana nas grandes cidades, além de proporcionar maior fluidez ao trânsito, por meio da organização de vagas nas vias. No primeiro mês de implantação, até o dia 17 de fevereiro, não haverá cobrança de taxa pelo serviço. O trabalho dos monitores junto às vagas disponíveis será apenas educativo, orientando os motoristas sobre o funcionamento do sistema.

O novo sistema de estacionamento rotativo da prefeitura será operado pelo Consórcio Amazônia, inicialmente, com 1.500 vagas de estacionamento. Em um mês chegará a um total de 3 mil. A meta é que, em três meses, 5 mil vagas estejam funcionando. As vagas de estacionamento estarão disponíveis na avenida Eduardo Ribeiro e nas ruas 10 de Julho, Barroso, Henrique Martins, Rui Barbosa, 24 de Maio, Costa Azevedo, Marçal, Dona Libânia, Monsenhor Coutinho, Tapajós, Lobo D’Almada, Joaquim Sarmento, José Clemente, Ramos Ferreira, Frei Lourenço e Ferreira Pena.

Nas áreas incluídas, cada veículo poderá permanecer estacionado por até no máximo três horas. Segundo Guilherme Rocha, a rotatividade das vagas vai proporcionar aproximadamente 20 mil oportunidades de estacionamento por dia, nas ruas citadas. “Esse modelo vai contribuir muito com o ordenamento do centro da cidade, democratizando o acesso às vagas de estacionamento. Manaus está recebendo o mais moderno sistema disponível para estacionamento rotativo”, ressaltou.

O sistema de estacionamento rotativo irá funcionar nos seguintes horários: de segunda-feira à sexta-feira: das 8:00h às 18:00h. Sábado: das 08:00h às 17:00h. Domingos não há cobrança pelo sistema.

Tempo/vaga

Cada vaga da Zona Azul deverá ser utilizada em, no máximo, 03 horas seguidas. Por cada hora será cobrado o valor de R$ 2,45. O sistema vai resultar em uma arrecadação municipal de 11% da receita bruta que será transferida para investimentos no trânsito da cidade. A concessionária, Consórcio Amazônia, terá um prazo de vigência da concessão por 10 anos, prorrogáveis por mais 10 anos.

Tecnologia

Cada vaga do sistema Zona Azul será dotada de sensor implantado no asfalto que vai detectar a hora em que o veículo estaciona. Profissionais capacitados de equipamentos portáteis irão monitorar o tempo utilizado pelo usuário. Esses equipamentos serão utilizados para controle da rotatividade, monitoramento e respeitabilidade do sistema pelo tempo de utilização das vagas.

O cidadão interessado em utilizar uma vaga da Zona Azul poderá utilizar um cartão disponibilizado pela Concessionária, que será ofertado em pontos de venda. Nesses cartões, o usuário deve “carregar” com horas-créditos, que ficarão associadas ao veículo e/ou ao proprietário (para o caso de frota).

Haverá ainda a opção de compra de créditos através da internet. Para a utilização deste meio de pagamento deverá ser estabelecido procedimento de cadastro e compra disponibilizado na Internet.

Publicidade ATEM
Publicidade TCE
Publicidade CIESA
Publicidade BEMOL
Publicidade UEA

Mais Recentes