Ir para o conteúdo

Prefeitura lança edital com 16 mil vagas para o Bolsa Universidade

O prefeito de Manaus, David Almeida, o secretário municipal de Administração, Planejamento e Gestão, Ebenezer Bezerra, e o diretor-geral da Escola de Serviço Público Municipal e Inclusão Socioeducacional (Espi), Júnior Nunes, lançam nesta segunda-feira, 26/4, o edital do processo seletivo do programa Bolsa Universidade, que vai ofertar 16 mil bolsas de estudos para a população de baixa renda. O evento de lançamento acontece no auditório Isabel Victoria de Mattos Pereira do Carmo Ribeiro, na sede da prefeitura, na avenida Brasil, Compensa, zona Oeste.

Com benefícios integrais e parciais, de 50% e 75%, o programa foi adequado aos moldes da nova gestão, visando alcançar mais beneficiários. Nesta edição, o quantitativo de bolsas com 100% de desconto nas mensalidades aproxima-se do somatório de vagas integrais dos três últimos processos seletivos realizados. Os benefícios de 75% também foram ampliados, chegando a 6 mil. Do total de vagas ofertadas, há cotas para idosos e Pessoas com Deficiência (PcD).

O edital com as condições de participação e a lista de cursos ofertados será publicado na noite desta segunda-feira, no Diário Oficial do Município, no endereço http://dom.manaus.am.gov.br. A Secretaria Municipal de Administração, Planejamento e Gestão (Semad), por meio da Espi, coordena a seleção.

O processo seletivo será dividido em três etapas: inscrição eletrônica - na qual o candidato irá preencher questionário socioeconômico, classificação e entrega de documentos - necessária para comprovar as informações prestadas na inscrição.

Poderão concorrer às vagas candidatos sem diploma de nível superior e que atendam aos demais requisitos: ser brasileiro, nato ou naturalizado; residir em Manaus; estar com ensino médio completo ou concluir até junho de 2021; possuir renda familiar de até 1,5 salário mínimo; estar regularmente matriculado ou passível à matrícula em uma das Instituições de Ensino Superior (IES) parceiras do programa; não possuir matrícula “ativa” ou “trancada” em universidade pública; não ser beneficiário de programa de graduação mantido pelo poder público ou iniciativa privada.

Os candidatos ingressantes, ou seja, aqueles que ainda vão iniciar a graduação, poderão concorrer às bolsas das modalidades “com isenção tributária” e “sem isenção tributária”. Já os candidatos que já possuem vínculo com as IES participantes do programa poderão concorrer somente aos benefícios da modalidade “com isenção tributária”.

As vagas serão para ingresso no segundo semestre deste ano, em 13 instituições de ensino particulares da cidade, que juntas oferecem cursos em 49 áreas do conhecimento: Centro Universitário do Norte (Uninorte), Centro Universitário Fametro, Centro Universitário Luterano de Manaus (Ulbra), Centro Universitário Maurício de Nassau (Uninassau), Escola Superior Batista do Amazonas (Esbam), Faculdade Boas Novas (FBN), Faculdade Salesiana Dom Bosco, Faculdade Santa Teresa, Fucapi, Instituto Amazônia de Ensino Superior (Iaes), Instituto de Ensino Superior Materdei, Universidade Estácio de Sá e Universidade Nilton Lins.

Inscrições

As inscrições ficam abertas no período de 3 a 17 de maio, no endereço http://bolsa.manaus.am.gov.br, página oficial do programa, que também irá dispor de edital. Nesta etapa, é possível escolher o curso, o turno e a instituição para os quais deseja concorrer ao benefício.

Os critérios de seleção consideram a renda familiar dos candidatos e não a ordem de inscrição no sistema. A classificação obedecerá ao critério de menor para maior renda, de acordo com a quantidade de vagas disponíveis em edital, sendo as bolsas com maior percentual conferidas aos candidatos com menor renda.

Publicidade TCE
Publicidade CIESA
Publicidade UEA

Mais Recentes