Ir para o conteúdo

Acompanhados de seus cães, o dog alemão Pingo, a cadela american starffordshired Ronda e o pit bull Thor, o prefeito de Manaus, Arthur Virgílio Neto, e a primeira-dama Elisabeth Valeiko Ribeiro abriram na tarde desta segunda-feira, 9/9, a Campanha de Vacinação Antirrábica Animal 2019. Prevista para ser realizada até o dia 7/11, a campanha pretende vacinar 80% da população canina e 100% da população felina de Manaus.

Na campanha antirrábica de 2018, o Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), conseguiu vacinar 234.544 animais.

“Este ano, queremos bater esse número e já determinei que a Semsa busque alcançar 100% da meta, tanto para cães como para gatos. Fizemos um grande trabalho no ano passado e vamos repetir a dose. Lembrando que, ao se tratar da imunização de pessoas, fizemos 106% na H1N1 é 103% no sarampo, batendo todas as metas acima de outras cidades. Agora, vamos fazer uma bela campanha antirrábica, para garantir a proteção dos animais de estimação e, consequentemente, da população”, garantiu o prefeito, durante a abertura da campanha na unidade móvel do CCZ instalada no Centro Social Urbano (CSU), no Parque 10 de Novembro, zona Centro-Sul.

A campanha anual de vacinação antirrábica animal é uma das estratégias de controle da raiva desenvolvidas pela Prefeitura de Manaus. O CCZ mantém, durante todo o ano, a oferta de vacina antirrábica para cães e gatos, buscando reduzir o risco de transmissão do vírus da raiva entre os animais, protegendo também a saúde dos seres humanos.

Para a execução da campanha, a Semsa realizou processo seletivo para a contratação de 250 vacinadores, que irão atuar por meio do sistema de vacinação casa a casa, e simultaneamente nos Distritos de Saúde (Disas) Norte, Sul, Leste e Oeste, de segunda-feira a sábado, conforme cronograma elaborado pela equipe do CCZ.

A vacina, do tipo Cultivo Celular, será gratuita, administrada em cães e gatos com idade a partir do terceiro mês de vida. No momento da vacinação, as equipes farão a entrega do comprovante ao tutor do animal vacinado. É necessário que a população colabore recebendo os vacinadores em casa para que os animais possam ser imunizados.

Além da área urbana, o CCZ já está finalizando a campanha antirrábica animal na zona rural de Manaus. As equipes do CCZ atendem as áreas localizadas ao longo da rodovia AM-010 (Manaus – Itacoatiara) e da BR-174 (Manaus – Boa Vista), estendendo a cobertura vacinal até os limites territoriais do município. No perímetro rural fluvial, o trabalho é realizado nas comunidades ribeirinhas localizadas nas margens dos rios Negro e Amazonas. Desde 1988, não há registro de casos de raiva canina ou felina em Manaus.

Publicidade ATEM
Publicidade TCE
Publicidade CIESA
Publicidade BEMOL
Publicidade UEA

Mais Recentes