Ir para o conteúdo

Prefeitura libera tráfego de veículos na ponte da avenida Brasil 

A avenida Brasil, uma das mais movimentadas do bairro da Compensa, na zona Oeste, está com a nova ponte liberada para tráfego de veículos. A abertura da via ao trânsito foi feita na manhã desta segunda-feira, 30/7, pelo prefeito de Manaus, Arthur Virgílio Neto. Após uma obra minuciosa, seguindo rigorosos critérios técnicos, a nova ponte está construída sob toneladas de aço, ferro e asfalto, para suportar o intenso fluxo de carros de pequeno, médio e grande porte. Mais de 1,2 mil veículos utilizam o trecho, no sentido bairro-centro, nos horários de pico.

“É uma obra pensada para durar 50 anos”, afirmou o prefeito de Manaus, pouco antes de descerrar a placa, que leva o nome de Luzinaldo Castro Simões, funcionário da Seminf, morto em 2016.  “É uma obra para durar 50 anos. Toda em concreto e embaixo o estaqueamento que dá segurança a essa obra”, afirmou. “Ela tem que cumprir esse planejamento, para que a gente possa enfrentar esse trânsito de hoje”, explicou.

Com infraestrutura moderna e mais segura, em concreto armado, a ponte Luzinaldo de Castro Simões possibilitará o tráfego permanente de pedestres e veículos, comprometido na estrutura anterior, que era feita de gabião e que sofreu o desgaste natural do tempo. Segundo o secretário de Infraestrutura, Kelton Aguiar, a nova passagem está sendo entregue dentro do prazo legal, obedecendo ao rito ordinário da Lei 8.666/90, que estabelece normas gerais sobre licitações e contratos administrativos pertinentes a obras.

“A nossa ação foi para fazer uma obra definitiva e não apenas uma coisa que durasse uns 10, 15 anos. O método adotado foi o convencional, a exemplo do que já fizemos e estamos fazendo em outros locais, e hoje temos a felicidade de ter mais uma obra entregue pela prefeitura”, afirmou Kelton Aguiar.

A nova ponte mede 18 por 21 metros e recebeu, aproximadamente, 65 metros cúbicos de concreto, que foram derramados no tabuleiro de estrutura metálica, além de possuir mais 19.300 quilos de vigas de sustentação, dando forma ao novo equipamento.

Trânsito e transporte

Com a liberação da pista sobre a ponte para o tráfego de veículos, o trânsito volta ao normal, e a ponte provisória, que serviu de desvio enquanto durou a obra, foi desativada imediatamente e será desmontada. A estrutura metálica será reutilizada em outros locais onde seja necessária.  Outra mudança no trânsito que ocorreu foi a implantação de sentido único – bairro/Centro – na rua Tobias Barreto. O Instituto Municipal de Engenharia e Fiscalização (Manaustrans) estuda o caso e deve decidir, nesta terça-feira, 31/7, quando a rua voltará a ter os dois sentidos.

Com a liberação do fluxo de veículos, os ônibus das linhas 002, 013, 110, 115, 126, 129, 008, 014, 113, 124, 127 e 542 passarão a cumprir o seu itinerário normal, seguindo pela avenida Brasil também no sentido bairro/ Centro, que estava interditado. Somente as linhas 116 e 119 continuarão trafegando pela rua Tobias Barreto e avenida Compensa no sentido bairro/Centro.

Homenagem

Luzinaldo de Castro Simões iniciou, em 1996, sua trajetória profissional na Seminf. Técnico em Edificações, trabalhou por mais de 20 anos prestando serviços à cidade de Manaus. Faleceu aos 44 anos, e hoje recebe a homenagem do município que emprestou seu nome à nova ponte. “Nos sentimos muito honrados com essa homenagem. Ele sempre foi um funcionário comprometido e a homenagem é muito justa”, disse a irmã do homenageado, Rejane de Castro Simões.

Publicidade ATEM
Publicidade TCE
Publicidade CIESA
Publicidade BEMOL
Publicidade UEA

Mais Recentes