Ir para o conteúdo

Prefeitura e Águas de Manaus entregam reservatório na zona Leste

Mais de 100 mil pessoas estão sendo beneficiadas com o novo reservatório de água inaugurado nesta terça-feira, 21/5, no bairro Jorge Teixeira, zona Leste de Manaus. É o primeiro de cinco reservatórios que serão inaugurados até o mês de julho pela Prefeitura de Manaus e a empresa Águas de Manaus. Os outros quatro serão entregues nos bairros Compensa, Cidade Nova, Cidade de Deus e Colônia Santo Antônio e aumentarão em 30 milhões de litros a capacidade de reserva. Atualmente, Manaus possui 182 reservatórios, que comportam 226 milhões de litros.

“Nós estamos pensando no futuro. Estamos pensando a médio e longo prazos. Hoje, há sobra de água, mas trabalhamos preventivamente e temos mais quatro reservatórios para inaugurar nos próximos meses. Estamos estudando um cronograma para o segundo semestre deste ano e para 2020”, disse o prefeito de Manaus, durante a entrega do reservatório, apontando, ainda, fortes avanços no abastecimento de água da cidade, desde o início de sua gestão. “Manaus é uma das cidades que mais cresce, então temos que levar em conta o crescimento vegetativo e não acomodar, avançar e cumprir as metas”, completou.

Manaus também tem avançado em relação a implantação de redes de tratamento de esgoto, tanto com a inversão de metas e investimentos no contrato – estabelecendo o ano de 2030 como marco para a cobertura de 80% dos domicílios de Manaus – quanto pela troca da empresa que está atuando com grande esforço para cumprir tudo o que foi acordado.

“Queremos chegar ao final de 2020, quando termina meu segundo mandato, com um avanço grande dessas metas. Esse vai ser o grande ganho, a grande vitória que teremos, porque estaremos colocando Manaus no patamar das metrópoles que melhor cuidam de seus cidadãos”, afirmou o prefeito.

O novo reservatório, com capacidade de armazenar 7,5 milhões de litros de água, soma-se a outro construído no mesmo terreno, da rua Alecrim, com capacidade para 5 milhões de litros, mais que dobrando a capacidade de reserva para atender aos moradores da área. As obras vão beneficiar diretamente 107 mil pessoas na zona Leste de Manaus, ampliando a reserva de água tratada e reduzindo oscilações no sistema de abastecimento e na pressão de água da região. As novas unidades de reserva da Águas de Manaus ainda devem facilitar a implantação de expansões de redes na área.

Publicidade TCE
Publicidade CIESA
Publicidade UEA

Mais Recentes