Ir para o conteúdo

Prefeitura decreta ponto facultativo nesta quinta e só as UBSs irão funcionar 

Considerando que a data representa o início dos ritos religiosos da Semana Santa, o prefeito Arthur Virgílio Neto decretou ponto facultativo na quinta-feira, dia 29/3. Entretanto, ele determinou que, nesse dia, as ações de combate ao sarampo não sejam interrompidas e que as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) do município funcionem com o atendimento normal.

O decreto publicado no Diário Oficial do Município (DOM), do último dia 27/3, além de instituir o ponto facultativo, delega aos gestores das unidades que integram a administração pública municipal a competência para instituir o horário de funcionamento de suas respectivas estruturas, obedecendo aos critérios de oportunidade, conveniência e relevante interesse público.

Dessa maneira, a Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) decidiu manter o funcionamento de todas as Unidades Básicas de Saúde e Estratégias Saúde da Família, com acolhimento, consultas médicas, dispensação de medicamentos, consultas odontológicas e vacinação nesta quinta-feira, 29/3.

No sábado dia 31/3, a população também pode buscar os serviços nas unidades de horário ampliado (das 8h às 12h), que funcionarão normalmente. No caso específico da UBS José Rayol dos Santos, na avenida Constantino Nery, Chapada, que atende a área de abrangência do Distrito Sul de Saúde e entrará em reforma, estará funcionando apenas a sala de vacinação, inclusive no domingo, por se tratar de referência em vacinação contra a raiva humana.

Vale deixar claro que no feriado da “Sexta-Feira da Paixão”, 30/3, as unidades não irão funcionar.

Na quinta-feira não irão funcionar as Policlínicas, os Centros Especializados de Reabilitação (CER), os Centros de Especialidades Odontológicas (CEO), os Centros de Atendimento Psicossocial (CAPS), o Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (CEREST), o Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) e os Laboratórios Distritais, que voltarão a atender normalmente na segunda-feira, 02/4.

A prefeitura continua intensificando a vacinação contra o sarampo e reforçando as ações de combate à doença, iniciadas logo após o aparecimento dos primeiros casos suspeitos. O foco agora são crianças a partir de seis meses até os 5 anos, porém a vacina está disponível para quaisquer pessoas que busquem os postos de vacinação existentes nas UBSs.

***

Publicidade ATEM
Publicidade TCE
Publicidade CIESA
Publicidade BEMOL
Publicidade UEA

Mais Recentes