Ir para o conteúdo

Desde 2016, as ações de arborização, desenvolvidas pela Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas), conseguiram plantar na cidade 33 mil novas árvores, que estão em crescimento, distribuídas em 114 logradouros públicos. O trabalho, iniciado por determinação do prefeito Arthur Virgílio Neto, tem como finalidade combater o déficit de arborização nas vias urbanas e frentes de lotes da cidade, atestado pelo Censo de 2010, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

“Encontramos essa situação, realizamos o mapeamento dos locais onde era possível colocar arborização e começamos a trabalhar, fazendo o plantio de espécies florestais nativas na cidade, chegando a quase 33 mil mudas de novas árvores”, afirma o secretário municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade, Antonio Nelson de Oliveira Júnior. As novas árvores estão nos canteiros centrais e calçadas de corredores viários, rotatórias, praças, áreas verdes, margens de igarapés, corredores ecológicos urbanos e parques da Juventude em áreas verdes de conjuntos habitacionais.

Lançado em 2016, pelo prefeito Arthur Virgílio Neto, o programa Arboriza Manaus realiza um trabalho planejado e sistematizado de arborização, com metas a serem cumpridas e uma equipe de campo, que trabalha diariamente em ações de manutenção, reposição de mudas perdidas e novos plantios.

“As árvores podem ser vistas hoje pela população que trafega pelas ruas das diversas zonas da cidade e já permitirão ao IBGE encontrar um novo quadro da arborização urbana na cidade”, afirma o secretário Antonio Nelson, que encaminhará, nos próximos dias, os resultados dos trabalhos de arborização da prefeitura ao IBGE, a fim de colaborar com a futura atualização dos dados da pesquisa realizada pelo instituto a cada dez anos.

“O Arboriza Manaus é o maior esforço de arborização já feito pela Prefeitura de Manaus, em toda a história de urbanização da cidade, a partir de uma determinação do prefeito Arthur Neto”, destaca Antonio Nelson. Foram mapeados 114 logradouros públicos, que receberam árvores nesses três anos.

Publicidade TCE
Publicidade CIESA
Publicidade UEA

Mais Recentes