BLOG DO MÁRIO ADOLFO
Você gostaria de receber notificações em tempo real e não perder nenhuma notícia importante?
Cancelar
Aceitar

Bookmarks

You haven't yet saved any bookmarks. To bookmark a post, just click .

Manaus avança no alcance das metas de vacinação em grupos prioritários


Mais dois grupos prioritários estão próximos de alcançar a meta estimada pelo Ministério da Saúde para a vacinação contra a Covid-19, em Manaus. A plataforma criada pela Prefeitura de Manaus para acompanhamento, em tempo real, dos números da vacinação na capital amazonense, o “Vacinômetro”, indica que até as 16h desta segunda-feira, 8/3, no grupo de idosos de 75 a 79 anos, dos 16.773 que deveriam ser vacinados, apenas 413 ainda não haviam comparecido aos postos para receber a vacina. Na faixa etária de 70 a 74 anos a meta também está próxima, faltando 725 pessoas a ser vacinadas.

O “Vacinômetro” indica, ainda, que no grupo dos trabalhadores de saúde, cuja vacina utilizada é a CoronaVac, 41.504 profissionais já tomaram a segunda dose, concluindo o ciclo de imunização.

“O prefeito David Almeida acompanha diariamente os registros das doses aplicadas e sugere ajustes que possam tornar ainda mais fácil o acesso aos nossos postos de vacinação. Esses números comprovam que a estratégia para essa vacinação adotada pela Semsa (Secretaria Municipal de Saúde) foi acertada e que as pessoas confiam no trabalho das nossas equipes. O Amazonas segue liderando o ranking nacional de imunização e Manaus tem uma colaboração bastante significativa nesse resultado”, destaca a secretária municipal de Saúde interina, Aline Rosa Martins.

Na semana passada, a Semsa, que operacionaliza a campanha, já havia ultrapassado a meta de vacinar 90% dos trabalhadores de saúde e de idosos de 80 anos e mais contra a Covid-19. O total de trabalhadores de saúde vacinados era de 60.529, sendo que a meta de 90% corresponde a 59.985 profissionais. No grupo de pessoas de 80 anos e mais, o número de vacinados no mesmo período é de 18.735, mais de 500 idosos além da meta de 18.233 prevista pelo Ministério da Saúde.

A campanha segue imunizando o grupo de 65 a 69 anos, cuja meta é de 42.808 idosos. Até esta segunda-feira, dia 8, 38.808 já haviam recebido a primeira dose da vacina.

No último sábado, 6, a Semsa colocou em funcionamento sete pontos de vacinação para atender aos idosos que não puderam comparecer durante a semana para se vacinar. “Recebemos um público de mais de oito mil pessoas, o que superou a nossa expectativa. Isso mostra que as pessoas estão entendendo que a vacina é de extrema importância, para que consigam se proteger desse vírus. E, claro, sem relaxar com os cuidados de higienização das mãos, uso de álcool em gel a 70%, de máscaras e manutenção do distanciamento social”, pontua Aline.

Postos de vacinação

Zona Norte

Complexo de Treinamento de Direção Veicular do Detran – AM

Avenida Arquiteto José Henriques Rodrigues, 962, Colônia Terra Nova

Centro Estadual de Convivência da Família Padre Pedro Vignola

Rua Gandu, 119, Cidade Nova

Zonas Sul e Centro-Sul

Centro Cultural dos Povos da Amazônia

Avenida Silves, 2.222, Crespo

Estacionamento da Universidade Paulista (Unip)

Avenida Mário Ypiranga Monteiro, 3.490, Parque 10 de Novembro

Zona Leste

Clube do Trabalhador do Sesi-AM

Avenida Cosme Ferreira, 7.399, São José 1

Zona Oeste

Balneário do Sesc-AM

Avenida Constantinopla, 288, conjunto Campos Elíseos, Planalto

Centro de Convenções Professor Gilberto Mestrinho (Sambódromo)

Avenida Pedro Teixeira, 2.565, Dom Pedro

Redação BMA

Redação BMA

As principais notícias do Amazonas, do Brasil e do mundo. Mais de 40 anos de jornalismo com credibilidade.