Ir para o conteúdo

Prefeitura conclui intervenção paisagística nos canteiros da avenida São Jorge

Quem passa pela avenida São Jorge, nas confluências das avenidas Jacira Reis e Ipase, bairro São Jorge, zona Oeste, já pode contemplar o padrão das intervenções programadas para acontecer em ao menos 40 áreas da cidade, por meio da Comissão Especial de Paisagismo e Urbanismo, da Prefeitura de Manaus. No local, foi concluído um trabalho que resultou em um conjunto de quatro canteiros centrais, sendo um recém-construído e outros três já existentes.

“Esse é apenas o primeiro projeto e já dá ideia do impacto que os demais terão. A gestão do prefeito Arthur Virgílio Neto tem um olhar especial e atencioso para detalhes da cidade e ações de paisagismo são isso, detalhes que podem ser melhorados para dar a Manaus o semblante de grande cidade que ela merece e que é. Vamos levar esses serviços a praticamente todas as zonas, com previsão de entregarmos tudo até o final deste ano”, destacou a primeira-dama Elisabeth Valeiko Ribeiro, que preside a Comissão de Paisagismo.

Ao todo, nos canteiros do São Jorge, foram utilizadas 1.350 mudas ornamentais das espécies dianela, ararinha, alamanda e dracena, plantadas ao longo de 1.100 metros quadrados de área permeável. O trabalho é realizado pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas), que integra a comissão, e proporciona também melhorias aos meios-fios e passeios públicos revitalizados.

Segundo a Comissão, a próxima intervenção deverá ser feita em um trecho da avenida Buriti, no Distrito Industrial, na altura da sede da Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa). A via, que é o principal acesso entre as zonas Sul e Leste pelo Distrito, já recebe trabalhos de infraestrutura em seus mais de cinco quilômetros. Além do Distrito e do São Jorge, entre as áreas contempladas estão o complexo viário 28 de Março, a rotatória das Letras, e a avenida Coronel Cyrillo Neves, no bairro Compensa, zona Oeste.

Segundo o secretário da Semmas, Antonio Nelson de Oliveira Júnior, a Comissão Especial de Paisagismo e Urbanismo possibilitou ampliar ainda mais as melhorias no meio ambiente na cidade de Manaus. “A ideia surgiu exatamente da visão da primeira-dama Elisabeth Valeiko Ribeiro, que é arquiteta e urbanista, sensível à necessidade de aliar o paisagismo ao trabalho de arborização intensificado desde 2016 com a instituição do programa Arboriza Manaus”, afirmou, destacando que as intervenções paisagísticas englobarão no total uma área de 130 mil metros quadrados.

A Comissão Especial de Paisagismo e Urbanismo é composta por integrantes do Instituto Aquila e das secretarias municipais de Infraestrutura (Seminf), Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas), de Limpeza Urbana (Semulsp), Finanças e Tecnologia da Informação (Semef), da Mulher, Assistência Social e Cidadania (Semasc), Comunicação (Semcom), de Agricultura, Abastecimento, Centro e Comércio Informal (Semacc) e do Instituto Municipal de Planejamento Urbano (Implurb).

Publicidade TCE
Publicidade CIESA
Publicidade UEA

Mais Recentes