BLOG DO MÁRIO ADOLFO
Você gostaria de receber notificações em tempo real e não perder nenhuma notícia importante?
Cancelar
Aceitar

Bookmarks

You haven't yet saved any bookmarks. To bookmark a post, just click .

Manaus começa a vacinar gestante e puérperas sem comorbidades nesta quinta-feira


As gestantes e puérperas (mulheres com até 45 dias do pós-parto) que não tenham comorbidades, começarão a ser vacinadas pela Prefeitura de Manaus nesta quinta-feira, 27/5, em três pontos de vacinação da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa): Centro de Convivência da Família Padre Pedro Vignola, na rua Gandu, 119, Cidade Nova, zona Norte da cidade; no Clube do Trabalhador, do Sesi, na avenida André Araújo, Aleixo, zona Leste; e no Balneário do Sesc, na avenida Constantinopla, no conjunto Campos Elíseos, zona Oeste.

A vacinação desse grupo atende a uma decisão judicial expedida na noite de terça-feira, 25, para cumprimento já a partir desta quarta-feira. Como o imunizante utilizado, pela disponibilidade do estoque, será o da Pfizer, que requer manuseio diferenciado, o que inclui o processo de descongelamento e cuidados especiais de armazenamento e utilização, a Semsa encaminhou à juíza Jaiza Fraxe, da 1ª Vara Federal Cível, petição para que a aplicação da primeira dose, conforme o estabelecido no despacho, seja adiada para essa quinta-feira, 27.

Para receber a vacina, a gestante deverá apresentar documento que comprove a gravidez, podendo ser exame de sangue, ultrassonografia ou caderneta da gestante, o mesmo valendo para as puérperas. O atendimento será das 9h às 16h, nos três pontos de vacinação nas zonas Norte, Leste e Oeste.

A Semsa orienta que as grávidas e puérperas façam o cadastro na plataforma Imuniza Manaus para que seja feito o agendamento, agilizando o atendimento e evitando aglomerações. “Não é obrigatório, mas o ideal é que essas mulheres façam o cadastro, até pela condição especial em que se encontram, para as quais queremos dar o melhor atendimento possível em nossos postos”, observa a secretária municipal de Saúde, Shádia Fraxe.

No dia 10 de maio, a Semsa começou a vacinar as grávidas e puérperas com comorbidades e no dia 12 iniciaria a imunização das que não tivessem nenhuma condição de saúde pré-existente. Porém, seguindo orientação do Ministério da Saúde em relação à imunização de gestantes e puérperas contra a Covid-19, anunciada no dia 11/5, decidiu suspender essa vacinação e aguardar novos direcionamentos do órgão federal.

Documentos aceitos para vacinação de gestantes e puérperas:

- Exame de sangue

- Ultrassonografia

- Caderneta da gestante

Locais de vacinação de gestantes e puérperas:

- Centro de Convivência da Família Padre Pedro Vignola, rua Gandu, 119, Cidade Nova, zona Norte

- Clube do Trabalhador, do Sesi, avenida André Araújo, Aleixo, zona Leste

- Balneário do Sesc, avenida Constantinopla, conjunto Campos Elíseos, zona Oeste

Redação BMA

Redação BMA

As principais notícias do Amazonas, do Brasil e do mundo. Mais de 40 anos de jornalismo com credibilidade.