Ir para o conteúdo

Cheia: Prefeitura começa a entregar guia de pagamento do Auxílio Aluguel

A Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal da Mulher, Assistência Social e Cidadania (Semasc), começou a entregar, a partir de quarta-feira, 15/6, as guias de pagamento do Auxílio Aluguel Operação Cheia 2022 para as famílias residentes em áreas atingidas pela subida das águas do rio Negro. Neste ano, o valor do benefício está sendo reajustado para duas parcelas de R$ 600, após 10 anos sem reajuste, com o novo valor sendo equivalente ao dobro do que era repassado até o ano passado.

O auxílio será pago, até o momento, para um total de 2.820 famílias com o cadastro efetivado pelas equipes da Semasc e da Defesa Civil. Esse número ainda deve aumentar já que o trabalho de cadastramento avança conforme a subida do nível do rio Negro.

“Como os cadastros ainda estão sendo realizados pelas equipes da Semasc nas áreas urbana e rural, o benefício será liberado em lotes. Nossas equipes estão trabalhando para validar os cadastros no nosso banco de dados e junto ao operador bancário para que os próximos lotes de pagamento estejam liberados no menor tempo possível”, afirmou a secretária da Semasc, Jane Mara Moraes.

No primeiro momento, a guia de pagamento contemplará 695 famílias dos bairros Educandos, São Jorge, São Geraldo, Mauazinho e Centro. As outras 2.125 famílias dos bairros Aparecida, Betânia, Cachoeirinha, Colônia Antônio Aleixo, Compensa, Crespo, Glória, Presidente Vargas, Puraquequara, Raiz, Santo Antônio e Tarumã receberão o benefício por meio da Carteira bB, aplicativo do Banco do Brasil. A medida foi necessária para evitar aglomerações nas agências bancárias. O pagamento por guia será aplicado apenas para a primeira parcela, com todos os beneficiários recebendo a segunda por meio do aplicativo.

“Com a mudança na lei que rege o Auxílio Aluguel, foi necessário seguir todos os trâmites como cálculo do impacto financeiro, envio da lei para a Câmara Municipal, entre outras situações. Tudo isso acabou impactando na data de liberação do pagamento, que essa semana contemplará 695 famílias, mas que na próxima semana deverá chegar a todos”, declarou a secretária da Semasc, Jane Mara Moraes.

Um dos contemplados nesse primeiro momento, Ângelo Ribeiro ressaltou a importância do reajuste do benefício, destacando o papel fundamental na realidade das famílias afetadas.

“Não era algo que estávamos esperando aumentar, mas que graças a Deus aumentou, vindo muito a calhar. É um dinheiro que chega e que dá uma força muito grande para todos que precisam”, concluiu.

A lista com os nomes dos beneficiários pode ser consultada no endereço eletrônico semasc.manaus.am.gov.br/serviço_cidadao e então clicar no ícone “Lista Auxílio Aluguel - Operação Cheia 2022”. A Semasc montou uma força tarefa para ligar para as famílias, orientando sobre a entrega da Guia de Pagamento. Quem não puder receber a guia, poderá se dirigir à sede da Semasc (Avenida Ayrão com avenida Ferreira, Centro) na sexta-feira, 17/6.

Pagamento via aplicativo Carteira bB

Os beneficiários já podem fazer o download do app “Carteira bB” por meio da loja de aplicativos do celular, e seguir os passos:

1. Clicar em “Fazer cadastro” e aceitar os termos e condições de uso

2. Inserir o CPF e clicar em “Continuar”

3. Insira o nome completo e a data de nascimento, clique em “Continuar”

4. Em seguida insira o e-mail e no campo abaixo, confirma o endereço de e-mail.

5. Depois é solicitado o número de telefone com DDD. Se tudo estiver correto, um código de seis dígitos é enviado via SMS. Esse código deve ser inserido no aplicativo.

6. Em seguida, é solicitada a criação de uma senha de seis dígitos e a confirmação da senha.

7. Depois, o usuário deve escolher um documento que ficará ligado à conta, podendo ser o RG ou a CNH. É solicitada que sejam feitas uma foto da frente do documento, outra do verso e uma terceira, estilo selfie, do beneficiário.

8. Depois da inserção desses dados, basta aguardar o e-mail com a confirmação do cadastro.

Após a confirmação, já é possível acessar e utilizar a Carteira bB. Tudo sem a necessidade de se dirigir à agência do Banco do Brasil.

Publicidade TCE
Publicidade CIESA
Publicidade UEA

Mais Recentes