Ir para o conteúdo

Prefeitura busca financiamento para implantação do transporte hidroviário em Manaus

Um dos projetos apresentados ao Banco Mundial para financiamento em Manaus se refere à viabilidade de agregar ao sistema de transporte coletivo da cidade o modal aquaviário. O transporte fluvial tem potencial para ser implementado tanto no Rio Negro quanto no igarapé do Mindú. A proposta foi inspirada na experiência bem-sucedida da cidade de Bangkok, na Tailândia, onde o prefeito Arthur Virgílio Neto participa de uma conferência do Banco Mundial para cidades resilientes.

Em visita ao sistema de transporte na capital da Tailândia, o prefeito de Manaus destacou as semelhanças das condições encontradas em Bangkok, que facilitariam a implementação de um sistema semelhante em Manaus. O prefeito visitou as estações hidroviárias acompanhado da delegação de Manaus e um representante do Banco Mundial.

“Eu acredito que esse modal pode ser integrado ao BRT. Podemos aproveitar o sistema tradicional que já existe para funcionar como alimentador, usar o melhor BRT que possa existir no mundo, e que teremos em Manaus, e associa-los ao transporte fluvial, porque nós temos muitos rios e igarapés navegáveis que podem representar um grande desafogo ao trânsito”, explicou Arthur.

O sistema fluvial onde a delegação de Manaus embarcou fica localizado no principal rio da cidade, o Chao Phraia. Segundo o prefeito Arthur Virgílio, o rio, além de servir para mobilidade urbana, contribuindo para aliviar o transporte público nas ruas, também é um importante ponto turístico, devidamente aproveitado pelo setor local.

Modelo de embarcação utilizado em Bangkok

Publicidade ATEM
Publicidade TCE
Publicidade CIESA
Publicidade BEMOL
Publicidade UEA

Mais Recentes