Ir para o conteúdo

Prefeitura amplia a vacinação de Pessoas com Deficiência permanente

A partir desta terça-feira, 19/5, a Prefeitura de Manaus começa a vacinar contra a Covid-19, Pessoas com Deficiência Permanente (PcDs), da faixa etária de 18 a 59 anos, que não recebam o Benefício de Prestação Continuada (BPC). Também para elas será observado o cronograma de idades por dias da semana. Na terça-feira serão atendidas as pessoas de 40 a 59 anos nestas condições. Os de 18 a 39 poderão receber a vacina na quarta-feira, 19.

Desde o último sábado, 15, os sete postos de vacinação da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) estão atendendo a esse grupo prioritário, seguindo o escalonamento do Plano Nacional de Vacinação, com o início da imunização dos beneficiários do BPC. Conforme registro no “Vacinômetro” municipal, até as 16h desta segunda-feira, 17, haviam recebido a primeira dose 1,1 mil pessoas com algum tipo de deficiência permanente.

Para a vacinação desse público, não está sendo exigido o cadastro no Imuniza Manaus, porém a secretária titular da Semsa orienta que, se possível, o cadastro seja realizado. “Nosso objetivo é que o atendimento para esse grupo seja bem rápido e isso é possível se a pessoa já estiver cadastrada, porque elimina a necessidade de preenchimento dos dados no sistema. A orientação do prefeito David Almeida é no sentido de que possamos avançar cada dia mais na imunização dos grupos prioritários para os quais houver vacina”, explica.

O endereço da plataforma Imuniza Manaus para cadastro e acompanhamento do dia da imunização, para todos os grupos, é o https://imuniza.manaus.am.gov.br/.

Pessoas acamadas, dos 18 aos 59 anos, também podem fazer o cadastro para receber a vacina contra a Covid-19 pelos telefones 0800 280 8 280, que está com cinco linhas operantes, e o 98855-2185.

Para ser vacinado é preciso apresentar documento de identificação original com foto, CPF e algum documento oficial de comprovação da deficiência permanente como laudo médico ou algum outro comprovantes como Passe Livre (municipal, interestadual, intermunicipal), Cartão de Estacionamento ou Carteira da Pessoa com Deficiência emitida pela Secretaria de Estado de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc), pela Associação de Deficientes Físicos do Amazonas (Adefa) ou por outros órgãos públicos ou privados.

Para a vacinação das Pessoas com Deficiência Permanente a Semsa elaborou, com o acompanhamento do Ministério Público do Amazonas (MP-AM) e do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoas com Deficiência (CMDPD), um plano com as orientações de classificação das deficiências permanentes para o cadastramento, documentos obrigatórios e necessidades específicas do grupo.

Publicidade TCE
Publicidade CIESA
Publicidade UEA

Mais Recentes