Ir para o conteúdo

Anunciada pelo prefeito de Manaus, Arthur Virgílio Neto, a medida de instalar torneiras em espaços públicos, para a higienização de pessoas em situação de rua em prevenção ao novo coronavírus, já é realidade na cidade. Inicialmente, quatro pontos no Centro Histórico de Manaus já possuem as pias instaladas, fruto da parceria com a empresa Águas de Manaus.

As praças da Saudade, da Matriz, dos Remédios e o calçadão da Manaus Moderna receberam as primeiras torneiras nesta segunda-feira, 27/4. Uma outra unidade foi instalada na sede da Águas de Manaus, no bairro Aleixo, zona Centro-Sul.  Nos próximos dias, serão entregues as pias das praças da Polícia, Congresso e Nossa Senhora de Nazaré, esta última no bairro Adrianópolis. Em dez dias, a estimativa é de que 12 locais tenham 14 torneiras públicas na cidade (ver lista abaixo).

“É um olhar de cuidado com as pessoas mais vulneráveis neste momento de batalha contra o novo coronavírus em Manaus. Estamos dando as condições necessárias para que essas pessoas possam reforçar a higienização e se proteger desse inimigo invisível”, destacou o prefeito Arthur Neto, reforçando que a ideia “simples, eficaz e de baixo custo” foi da primeira-dama e presidente do Fundo Manaus Solidária, Elisabeth Valeiko Ribeiro, e logo abraçada pela empresa de abastecimento de água.

Nos locais definidos, a estrutura montada é de pia com torneira e dispensador de sabão. Um cartaz informativo foi afixado com o passo a passo da higienização correta das mãos. “Nós montamos uma estrutura em que as pessoas conseguem acionar o sistema de água sem tocar efetivamente no local, fazendo a higiene das mãos sem o risco de contágio da doença”, explicou. Trata-se de um lavatório com acionamento da torneira pelo joelho, em botão localizado na parte inferior da pia.

Fiscalização

A instalação das pias feita pela Águas de Manaus tem o acompanhamento da Agência Reguladora dos Serviços Públicos Delegados do Município de Manaus (Ageman) e se concentrará em áreas de maior circulação de pessoas em situação de rua.

Publicidade ATEM
Publicidade TCE
Publicidade CIESA
Publicidade BEMOL
Publicidade UEA

Mais Recentes